Vasco da Gama é o grande vencedor do brasileiro de subbuteo
O Vasco da Gama, do Rio de janeiro, foi até Londrina no fim de semana de 1 e 2 de julho e trouxe de lá todos os troféus colocados em disputa na modalidade subbuteo. No sábado, Marcelo Lages foi o grande campeão do IX Brasileiro Individual da modalidade, ao vencer seu companheiro de clube, Abel Cepa, pelo placar de 2 a 1. No domingo foi a vez de Abel devolver a derrota na mesma moeda durante a final da VI Copa do Brasil, vencendo Lages por 2 a 1. Em seguida, a equipe do Vasco da Gama derrotou o Londrina, clube local, por 3 a 1.
O evento, sediado no Shopping Boulevard, contou com a participação de 18 atletas de todo o Brasil e atraiu muito a atenção de todas as pessoas presentes ao shopping. Disputado no sábado (1) o Campeonato Brasileiro individual teve uma primeira fase com os participantes divididos em 3 grupos de seis jogadores. A segunda fase – eliminatória – reuniu os melhores oito colocados da primeira. O atleta Michilin, do Palmeiras (SP) foi o terceiro colocado, Barthez, da Portuguesa do Distrito Federal foi o quarto colocado e Rony Suzuki, do Londirna (PR) chegou em quinto lugar. A sexta posição foi ocupada por Pulão, do Vasco da Gama. Daniel, também do Vasco, chegou em sétimo e Tereska foi o outro atleta do Londrina a figurar entre os oito colocados. A média de gols do campeonato foi de 3,15 gol por partida, tendo ao todo acontecido 164 gols em 52 jogos.
No domingo, a organização do torneio adotou de forma inédita o sistema suíço de disputa da primeira fase da Copa do Brasil. Os dezoito atletas se enfrentaram em quatro rodadas classificatórias. No sistema suíço o emparelhamento se dá pela campanha, os jogadores que venceream a primeira rodada se enfrentam na segunda. Os que empataram se enfrentam e os que foram derrotados também. Ao final da quarta rodada, os oito melhores pontuadores foram para as quartas de final. Lages, Michilin, Abel e Vitinho venceram suas partidas (Barthez-DF, Rony-PR, Vitinho-PR e Moraes-RJ) e foram para a semifinal. Lages venceu Michilin e Abel derrotou Vitinho. Os dois repetiram então a final do campeonato brasileiro. Só que desta vez Abel derrotou Lages por 1 a 0 e conquistou a Copa do Brasil.
No jogo por equipes, o Vasco derrotou a equipe do Londrina por 3 a 1. O ponto do Londrina foi conquistado por Rony, enquanto Abel, Lages e Daniel pontuaram pela equipe campeã. O Vasco, assim conquistou o heptacampeonato da modalidade.
O evento foi inteiramente transmitido pelo canal Mundo Botonista, que sempre prestigia a modalidade e desta vez não foi diferente, fazendo as gravações das partidas e transmitindo ao vivo a Copa do Brasil.
Por – Humberto Alencar.