Vai começar a temporada 2024 da regra Pastilha
Na regra Pastilha o ano de 2023 terminou nove clubes inscritos (Bangu, Botafogo, Duque de Caxias, Grajaú Tênis, Light, Fluminense, Friburguense, Olaria e Vasco da Gama) e 32 atletas ranqueados. Foram organizados oito torneios abertos em diferentes clubes (Botafogo, Fluminense, Olaria, AA Light e Duque de Caxias), mantendo os atletas em atividades além das competições oficiais. Tais números marcaram um notável crescimento na prática da regra no ambiente federado.
Nos bastidores, contatos foram feitos com botonistas de todo país para divulgar a regra, para que no futuro seja oficializada em outros estados além do Rio de Janeiro e do Ceará e assim possibilite a organização de campeonatos nacionais. Adicionalmente, no dia 26/01/2024, foi disputada a I Taça Integração de Pastilha, em Fortazeza (CE). A competição amistosa foi a primeira realizada na regra Pastilha com a participação de atletas do Rio de Janeiro e do Ceará, os dois estados nos quais a regra é praticada de forma oficial. Outros estados se mostram interessados, o que pavimenta o caminho para uma futura oficialização nacional da regra.
Foram definidas as seguintes datas oficiais da Pastilha em 2024:
1ª etapa individual – Botafogo – 03/03/2024
2ª etapa individual – Friburguense – 26/05/2024
Interclubes – Vasco da Gama – 28/07/2024
3ª etapa individual – Olaria – 29/09/2024
4ª etapa individual – Botafogo – 27/10/2024
Nesta temporada teremos duas etapas individuais a mais do que na passada e a expectativa é manter, ou mesmo superar, o número de torneios abertos realizados em 2023. Estão inscritos 68 atletas para a atual temporada e teremos o retorno e a chegada de novas agremiações como: Flamengo, Futmesa Niterói, Humaitá, Nova Friburgo e São Cristóvão. Os números para 2024 são muito favoráveis, mostrando o grande potencial de crescimento da regra.
A temporada promete ser um sucesso, revivendo os melhores momentos da modalidade, exatamente quando se celebra o vigésimo aniversário de sua primeira temporada oficial, realizada em 2004.
Texto: José Carlos Cavalheiro | Diretor de Comunicação| Fefumerj
————————–
Fonte: FEFUMERJ