Ulisses Monteiro da Banca Forte fatura o VII Amazonense da Regra 12 toques
No sábado, dia 3 de dezembro de 2022, no Estádio Carlos Zamith, foi realizada a VII edição do Campeonato Amazonense de Futebol de Mesa – Individual – Modalidade 12 Toques.
Dez atletas compareceram aos granulados para decidir quem ergueria a taça mais cobiçada do futebol de mesa do Amazonas.
Apenas 4 Atletas já subiram ao olimpo dessa modalidade. Marcos Oliveira em 2015; Jonei Picanço em 2016. Ulisses Monteiro 2017 e 2018; Augusto Barba em 2019 e Altevir Almeida em 2021.
O Regulamento previa pontos corridos na primeira fase e o mata-mata entre os 8 classificados. Dentre os quais: Altevir Almeida (Rio Negro), Ulisses Monteiro (Banca Forte), Manoel Carlos (Banca Forte), Davi Holanda (Banca Forte), Miguel Marialva (Banca Forte), Afonso Costa (Rio Negro), Paulo Souza (Rio Negro), Thiago Loreto (São Raimundo), Jônatas Fonseca (Banca Forte) e Murillo Moraes (Rio Negro). Ficaram de fora, Marlon Maior (Rio Negro) e Antônio Frota (Banca Forte), apresentaram-se para o grande campeonato do ano.
Ao final das 10 rodadas, os destaques foram para Ulisses (Banca Forte) e Altevir (Rio Negro) ambos empatados em números de pontos, 30 para cada e Ulisses levando a premira colocação por apenas 1 gol de vantagem.
Na sequência, Manoel com 25 pontos, Davi com 22, Afonso com 21, Miguel e Paulo com 19 pontos cada e o oitavo apagando a luz, Tiago Loreto com 9 completaram a lista de classificação.
Quartas-de-Final
Ulisses dá continuidade em sua obstinada luta rumo ao Tricampeonato, vence por 6×3 Tiago Loreto; no outro jogo num jogo difícil, Davi em grande dia vence por 5×4 Afonso; em outros jogos dificílimos Altevir despacha seu companheiro de equipe Paulo num empate sinistro em 2×2, e Miguel Marialva num campeonato de muita resiliência, vence seu companheiro de equipe Manoel por 5×4.
Semi-Finais
Um jogo épico, Ulisses acerta a mão e despacha Davi com um placar elástico de 9×4; no outro clássico, Altevir joga muito em defesa do título conquistado no ano passado e com a propriedade de seu futebol tático, despacha Miguel num belo placar de 6×2.
Finais
Depois de muitas batalhas, em uma das mesas o clássico caseiro entre Davi e Miguel na luta pelo terceiro lugar, Miguel levou a melhor vencendo por 6×4.
Na grande final estavam frente a frente o velho e o novo futebol de mesa do estado, a técnica de Ulisses versus o futebol tático de Altevir, as duas melhores escolas do Amazonas no momento, o melhor ataque contra a melhor defesa do torneio.
Parafraseando o dramaturgo Nelson Rodrigues diria…. “Amigos, a humildade acaba aqui, desde ontem Ulisses Monteiro é o Campeão da Cidade. No maior clássico dos últimos tempos, Ulisses conquistou sua mais bela vitória…quem não esteve ontem no estádio Carlos Zamith, não viveu. Altevir fez uma apresentação perfeita, lutou com a alma indomável de campeão. Ninguém conquista um título em um único dia, em uma única tarde. Não, um título é todo o sangue, é todo o suor e toda a lágrima de um campeonato. Se voltarmos no tempo, ninguém acreditava nas loucuras táticas no futebol de mesa. Ninguém estudou tanto e em tão pouco tempo subiu ao olimpo da regra 12 toques, título conquistado em 2021.
No primeiro tempo, Ulisses fez 1×0, Altevir empatou em 1×1, Altevir virou para 2×1, Ulisses empatou em 2×2, e ao final do primeiro tempo virou o jogo para 3×2 e nunca mais deixaria empatar…a partir daí o que se viu foi um uma luta de vida e morte em 10 minutos eternos. Ulisses em sua odisseia de anos de futebol de mesa, demonstrou toda a sua experiencia, garra e pontaria, sua precisão implacável, dominando o jogo e atraindo o adversário para sua armadilha fatal. Ao final dos 10 minutos, o melhor venceu pelo placar de 8×5, selando a campanha com chave de ouro. Tricampeão Amazonense de Futebol de Mesa – Modalidade 12 toques!!!
Não, não é o fim, apenas um novo começo…
Parabéns a todos os participantes!
E nossos agradecimentos a FAAR – Governo do Estado do Amazonas.
Colaborou: Altevir Almeida, atleta do Atlético Rio Negro Clube, campeão amazonense da regra doze toques do ano de 2021.