River volta a ser campeão brasileiro interclubes após 13 anos

Uma nova ordem domina o Campeonato Brasileiro Interclubes da regra Dadinho. Pela primeira vez em uma sede fora da capital Fluminense após 13 edições, Brasília foi palco, nos dias 3 e 4 de agosto, da habitual hegemonia das equipes do Rio de Janeiro, mas com um campeão que renasceu para superar tradicionais rivais. Com talento, união e muito dadinho no filó, o River (com sua formação A) repetiu o feito de 2011 e ficou com o título de campeão da Série Ouro, levando a melhor — entre outros adversários — sobre o Fluminense, que brigava pelo bicampeonato, e o Flamengo A, que sonhava chegar à quinta conquista para assumir a hegemonia da competição.

Mas o hall de gigantes, este ano, teve outros “intrusos”, como o Olaria, que superou muitas adversidades e terminou o Brasileiro em uma honrosa quinta colocação, após liderar a Série Ouro até a penúltima rodada. A aguerrida Lafume, outra agremiação que retornou há pouco para dar suas palhetadas nos cenários estadual e nacional, ainda comemorou um terceiro lugar na Série Prata. E tivemos o São Cristóvão, que, por muito pouco, não “beliscou” uma premiação na Série Bronze, terminando na sexta colocação.

Os louros da vitória, porém, recaem, com méritos, sobre o River A. A agremiação de Piedade teve 100% de aproveitamento na primeira fase, com vitórias sobre AABB (DF), Olaria, Magnólia (MG), Ascade (DF) e Banca Forte (AM). Na segunda fase, mesmo em um grupo formado por Flamengo A, Portuguesa A (DF), Tupi (MG), Avaí (SC), Benfica (MG) e AABB B (DF), passou em segundo lugar à Série Ouro, onde foi campeão após cinco vitórias e uma derrota. Fluminense, Tupi, Vasco da Gama, Olaria, Flamengo A e Portuguesa A completaram o pódio da Série Ouro.

Fluminense vice-campeão

Com o segundo título do Brasileiro Interclubes de sua história, o River também assumiu a liderança do ranking nacional de clubes. A agremiação soma 1160 pontos, seguida de Fluminense/RJ (1145), Flamengo/RJ (1115), Vasco da Gama/RJ (1080), Avaí/SC (1005), Eldorado/MG (955), AABB/DF (940), Olaria/RJ (925), America/RJ (780) e Tupi/MG (710) entre os dez primeiros de uma relação que engloba 40 equipes.

Já a Série Prata, em Brasília, teve o Flamengo B como campeão, com 77,8% de aproveitamento (quatro vitórias e dois empates). O vice-campeonato ficou com o Avaí (SC), que empatou com a terceira colocada Lafume em pontos ganhos (11), números de vitórias (3) e saldo de gols (5), levando a melhor, apenas, no número de gols pró (12 a 11). O River B ficou com a quarta colocação, seguido por Eldorado (MG), Benfica (DF) e AABB B (DF).

Já na Série Bronze, a festa foi da AABB A (DF), que somou 16 pontos ganhos (cinco vitórias e um empate) para ser campeã com um ponto de vantagem sobre o Sobotons (MS), seguido por Magnólia (MG), Gama A (DF), Capital (DF), São Cristóvão e Banca Forte (MG). Na Série Extra, o título ficou com a Ascade (DF), seguida por Gama B (DF), Ansef (GO), Portuguesa B (DF) e Águia Branca (DF).

Outros destaques do Rio de Janeiro:

Vasco da Gama 4º colocado
Olaria 5º colocado

Flamengo 6º colocado

Lafume 3º colocado Série Prata
São Cristóvão 4º colocado Série Bronze

O 14º Campeonato Brasileiro Interclubes foi organizado pela Associação Portuguesa de Brasília em conjunto com a Federação Brasiliense e a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM). Teve, ainda, o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal (SEL-GDF). Em 2025, Juiz de Fora (MG) será a sede da 15ª edição do Campeonato Brasileiro Interclubes de futebol de mesa. Promessa de fortes emoções.

Texto: Alysson Cardinali | Diretor de Comunicação Dadinho | FEFUMERJ

————————–
Fonte: FEFUMERJ