Paulo Souza do Galo é campeão do Torneio Início!
Abrindo o calendário do futebol de mesa no ano de 2023, a modalidade 12 toques, organizou o VII Torneio Início da modalidade.
Após o fechamento da janela de transferências onde tivemos pouca movimentação, o Atlético Rio Negro Clube, conhecido como Galo da Praça da Saudade, conquistou o título de campeão com o atleta Paulo Souza, mostrando assim que no ano de 2023 pode repetir o que ocorreu em 2022, onde o Galo cantou no alto do pódio por diversas vezes.
O torneio início teve 17 inscritos, mas por conta de uma manhã de um temporal forte em nossa capital, Manaus, tivemos algumas baixas, mas nada que esfriasse a competição, que contou com grandes duelos e a briga pelo o título até o final.
O torneio foi em pontos corridos com o título saindo na diferença de saldo de gols. Mas isso é algo que contaremos daqui a pouco.
Com 12 participantes, o torneio início contou com 11 rodadas, onde logo na primeira rodada tivemos algumas goleadas, como o caso de Paulo Souza em cima de Jean Pierre, que meteu 6 a 2, e no encontro entre os verminosos Manoel Carlos Júnior, que relembrou a sapecada da Alemanha em cima do Brasil, e meteu um sonoro 7 a 1 em Paulo Ricardo, vulgo RPM, deixando o colega na lona. Outro destaque foi a volta de Nazareno Miranda, o diretor do Sul América, que enfrentou o campeão Marlon Maior, que não teve pena do atleta do trem da colina e meteu um 9 a 0.
Seguindo o torneio tivemos outros jogos que iremos destacar na planilha de jogos que vamos disponibilizar aqui na nossa resenha.
Paulo Souza foi caminhando para o título após ter oito vitórias e um empate, destacando que a derrota que ele teve foi para o Manoel Carlos que ficou em segundo lugar e para o experiente Pedro Biondo. Imaginaríamos que com isso poderíamos ter a surpresa de Manoel Carlos com o título, que teve os mesmos números de vitória, empate e derrota. Manoel perdeu os jogos para Raimundo Miranda e para o companheiro verminoso Altevir Almeida, mas não seria isso que tiraria o título do atleta da Banca Forte, e sim a falta de pontaria, que se tivesse um pouquinho mais afiada poderia levar o título para o craque Manelis.
Findando a décima primeira, a rodada onde saiu o campeão, o rionegrino Paulo Souza venceu o colega de equipe Marlon Maior, pelo placar elástico de 7 a 3. Manoel venceu o craque Biondo pelo placar de 4 a 3. No encontro do retorno de Hélio Fraga, ele venceu o jovem talento Thiago Loreto pelo placar de 5 a 2. No clássico galo preto, Jean Pierre, do São Raimundo, venceu o Raimundo Miranda pelo placar de 3 a 2, RPM teve dificuldades para vencer Nazareno pelo placar de 1 a 0. O destaque da rodada ficou para o grande jogo entre os grandes botonistas Fabiano Oliveira, do São Raimundo, e Altevir Almeida, do Atlético Rio Negro, que teve um placar de 5 a 5, onde tiveram várias oportunidades.
Fechando o campeonato, Paulo Souza conquistou o título inédito para sua galeria de troféus. Paulo Souza nunca tinha subido ao pódio do torneio início da regra 12 toques. Quebrando esse jejum ele coloca seu nome na história.
Manoel Carlos ficou na segunda posição seguido de Marlon maior que ficou em terceiro lugar com 22 pontos. Na quarta colocação Altevir Almeida com 20 pontos, seguido de Pedro Biondo em quinto com 19 pontos. Na sexta colocação Raimundo Miranda ficou com 18, na sétima colocação Hélio Fraga com bons resultados ficou com 16 pontos, na oitava colocação Paulo Ricardo com 16, seguindo em nono Fabiano com 14, em décimo Jean com 9 pontos e o colega de equipe Thiago Loreto com 7 pontos ficando na décima primeira colocação. Nazareno Miranda fechando na décima segunda colocação sem nenhum ponto.
O torneio marca o início da volta do nosso vice-presidente da regra, Paulo Ricardo, que fez um planejamento para o ano de 2023 com todos os eventos e as premiações já compradas para todo o ano. Pela primeira vez na história da federação.
Lembrando que Paulo Souza e Manoel Carlos já garantiram vaga para segunda Recopa da regra que ocorrerá no final do ano.
É isso mundo do botão, essa foi a abertura do nosso calendário que contará com grandes eventos no ano.
A Federação de futebol de mesa do Amazonas conta com apoio do Governo do Amazonas através da FAAr – Fundação Amazonas de Alto-Rendimento. Abaixo as informações sobre o evento:
Segue abaixo o ranking atualizado após o VII Torneio Início:
Colaborou: Luiz Guilherme Barbosa, atleta do São Raimundo e vp da regra 3 toques.