Miguel Marialva leva a III Copa Jefferson Marques

No domingo, dia 12 de março de 2023, nas dependências das salas da Federação no estádio municipal Carlos Zamith. Foi realizada a III Copa Jefferson Marques – modalidade bola 12 toques. Homenageando o responsável por instaurar o Futebol de Mesa no Amazonas em 1980. Falecido em junho de 2016 aos 80 anos, Seu Jefferson, quando jogador, fez questão de aprimorar o futebol de botão e deu as primeiras palhetas no futebol de mesa na década de 1980, passando a se tornar o presidente da Federação Amazonense de Futebol de Mesa (FAFM).  

Ele jogava desde moleque o botão de paletó, o botão de roupa. Depois ele começou a fazer botão de caroço de tucumã e por fim conheceu os atuais botões padronizados e feitos sob medida. Ele tomou conhecimento do esporte praticado em outros estados e trouxe na bagagem o futebol de mesa praticado hoje no Amazonas.

Miguel Marialva (Banca Forte) o campeão da Copa Jefferson Marques.

Atravessando um tenebroso inverno, tanto no tempo quanto nas mesas, a segunda etapa do Barezão 2023, contou com a presença de 10 botonistas, distribuídos em dois grupos classificatórios. No grupo A classificaram-se Ulisses Monteiro (Banca Forte), Paulo Souza (Rio Negro), Afonso Costa (Nacional) e Paulo Ricardo (Nacional). No grupo B classificaram-se Fabiano Oliveira (São Raimundo), Augusto Barba (Nacional), Altevir Almeida (Rio Negro) e Miguel Marialva (Banca Forte).

O pódio da III Copa Jefferson Marques. Da esquerda para a direita: Altevir Almeida (Rio Negro) 3º lugar, Miguel Marialva (Banca Forte) 1º lugar, Fabiano Nascimento (São Raimundo) 2º lugar e Augusto ”Barba” (Nacional) o 4º lugar.

Tanto no papel quanto nas mesas os jogos foram muito equilibrados, onde destacamos um fator determinante e muito técnico, que foi a adaptação às novíssimas mesas da Federação. O favoritismo de Ulisses, Paulo Souza, Augusto Barba e Altevir, atletas que vinham em ascensão, ficaram pelo caminho nas fases de mata-mata. e as surpresas foram Miguel Marialva e Fabiano Oliveira, os protagonistas da vez. Miguel, passou com o quarto melhor índice na fase classificatória, calibrou a mão e chegou à final. Por outro lado e com uma excelente campanha, Fabiano Oliveira chegou ao duelo final. Miguel Marialva, o experiente capitão da Banca Forte, levou mais um título para a Arena da Floresta ao superar Fabiano Oliveira pelo placar de 5×3.

Na disputa do terceiro lugar, Altevir Almeida venceu seu grande adversário Augusto Barba por 4×1, mantendo as tradições do clássico Rio-Nal.

Nossos agradecimentos ao senhor Mauro Souza, filho do homenageado que colaborou com nossa história.

A Federação de Futebol de Mesa do Amazonas – FEFMAM agradece ao governo do estado do Amazonas através da Fundação Amazonas de Alto Rendimento – FAAr por todo o apoio dado ao esporte.

Colaborou: Altevir Almeida, tesoureiro da Federação e atleta do Atlético Rio Negro Clube.

Participantes da III Copa Jefferson Marques.