Léo Stumpf é decacampeão mineiro

Nos dias 22 e 23 de junho, foi realizado em Belo Horizonte o 35º Campeonato Mineiro Individual de Futebol de Mesa (regra Três Toques). E um botonista juiz-forano chegou a uma marca muito especial. Leonardo Stumpf (Tupi) sagrou-se decacampeão estadual. Na final, ele ganhou de José Lessa, da Associação Desportiva Matias Barbosa (ADMB), por 1 a 0, e conquistou o título de forma invicta. Thiago Stephan (Chacal) foi o terceiro, e Vander Felipe (AABB/Grêmio Mineiro), o quarto. Antes de 2024, Stumpf já havia conquistado o título nos seguintes anos: 1997, 2005, 2006, 2008, 2010, 2014, 2015, 2017 e 2019.

Léo Stumpf e José Lessa

A competição contou com a participação de 54 técnicos, que representaram clubes das cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santa Bárbara e Uberaba. As partidas foram realizadas em duas sedes: no Liberdade Futebol de Mesa e no CEFET, que ficam bem próximas. Na Taça de Prata, Anibal Sabino (AABB/Grêmio Mineiro) venceu Hélio Amaral (Uberaba) e foi o campeão. Na Bronze, Lucas Luna (Chacal) terminou em primeiro, com Fred Mafra (Liberdade) em segundo.

Anibal Sabino e Hélio Amaral

Após a competição, Stumpf comentou a conquista e a marca alcançada: “Foi um prazer trazer esse título para Juiz de Fora e para o Tupi. Foi meu décimo título individual na regra Três Toques. Fiquei muito feliz com essa marca porque o Campeonato Individual de Minas Gerais é um dos mais difíceis do país. Já jogo há mais de 30 anos e chegar a essa marca foi muito importante. O campeonato foi muito difícil, 54 botonistas de várias cidades disputando o título, e eu fiquei muito feliz por trazer esse título para casa.”

Lucas Luna e Fred Mafra

No outro lado da mesa na partida decisiva estava José Lessa, da ADMB. Em 2021, os integrantes dessa associação trouxeram Matias Barbosa novamente ao futebol de mesa após muitos anos de inatividade. Desde então, o que se observou foi uma constante evolução, tanto em estrutura como no nível do futebol de mesa praticado pelos botonistas locais. E o vice-campeonato conquistado por Lessa só confirma esse crescimento. Não é por acaso que a cidade da Zona da Mata vai sediar o Campeonato Mineiro de Clubes nos dias 24 e 25 de agosto.