LAB conquista o interligas de equipes na categoria retrô

  • 3º Confraria do Botão de São Gonçalo
  • 1º Liga dos Amigos Botonistas
  • 2º Liga Tijucana de Futebol de Botão
  • 3º Confraria do Botão de São Gonçalo
  • 1º Liga dos Amigos Botonistas

1º Liga dos Amigos Botonistas

Com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) e organização da Federação de Futebol de Mesa (FEFUMERJ), foi realizada a primeira edição do Interligas de equipes, na modalidade dadinho, domingo (27/03/2022), no ginásio da Associação Atlética Light, no Grajaú. A competição, que marcou a estreia dos praticantes da categoria Retrô (9 x 3), torneios organizados pela FEFUMERJ, foi vencida pela Liga dos Amigos Botonistas (LAB), que somou 20 pontos e superou mais oito concorrentes para erguer o troféu. Em segundo lugar ficou a Liga Tijucana de Futebol de Botão, com 17, e em terceiro a Confraria do Botão de São Gonçalo (CBDSG), com 16.

Disputado em pontos corridos, o Interligas agregou os amantes dos chamados botões pequenos, adeptos do leva-leva ou toque-toque, categoria considerada o berço dos praticantes de futebol de mesa. Quando o dadinho quicou, o que se viu foi muita técnica por parte dos botonistas e belos gols. O equilíbrio marcou as primeiras rodadas, mas, na metade do campeonato, três equipes se destacaram na tabela e travaram acirrado duelo em busca do título. Na penúltima rodada, porém, a LAB já havia garantido o título, por antecipação.

Conquistas à parte, fato é que as nove equipes das principais ligas do Rio de Janeiro deram um show nas mesas pequenas (onde se pratica a categoria retrô) e mostraram que a modalidade veio para ficar no cenário estadual. A classificação final ficou assim definida:

1º Liga dos Amigos Botonistas (LAB) – 20 pontos
2º Liga Tijucana de Futebol de Botão – 17 pontos
3º Confraria do Botão de São Gonçalo (CBDSG) – 16 pontos
4º Nova Holanda Futebol de Botão – 11 pontos
5º Casa do Botonista Fanático (CBF) – 10 pontos
6º Turma do Toque Toque (TTT) – 9 pontos
7º Associação de Botão do Redondo (ABR) – 7 pontos
8º Associação de Botonistas Independentes (ABI) – 7 pontos
9º Liga Imperial de Botonistas (LIB) – 5 pontos

Estiveram presentes no evento figuras de destaque do futebol de mesa do Rio de Janeiro e do Brasil. Entre eles, Renato Oliveira – vice-presidente da modalidade Dadinho pela FEFUMERJ; Ronald Neri – vice-presidente da modalidade Dadinho pela CBFM; Claudio Pinho – Presidente da FEFUMERJ; Rafael Marques – atleta do River FC e jornalista da ESPN; Roberto Adriano– atleta da LAFUME e Diretor Técnico da modalidade Dadinho pela FEFUMERJ e Bruno Romar – atleta do Corinthians e ex-diretor Jurídico da FEFUMERJ.

Texto: Alysson Cardinali