LAB conquista o interligas de equipes na categoria retrô
3º Confraria do Botão de São Gonçalo
1º Liga dos Amigos Botonistas
2º Liga Tijucana de Futebol de Botão
3º Confraria do Botão de São Gonçalo
1º Liga dos Amigos Botonistas
Com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) e organização da Federação de Futebol de Mesa (FEFUMERJ), foi realizada a primeira edição do Interligas de equipes, na modalidade dadinho, domingo (27/03/2022), no ginásio da Associação Atlética Light, no Grajaú. A competição, que marcou a estreia dos praticantes da categoria Retrô (9 x 3), torneios organizados pela FEFUMERJ, foi vencida pela Liga dos Amigos Botonistas (LAB), que somou 20 pontos e superou mais oito concorrentes para erguer o troféu. Em segundo lugar ficou a Liga Tijucana de Futebol de Botão, com 17, e em terceiro a Confraria do Botão de São Gonçalo (CBDSG), com 16.

Disputado em pontos corridos, o Interligas agregou os amantes dos chamados botões pequenos, adeptos do leva-leva ou toque-toque, categoria considerada o berço dos praticantes de futebol de mesa. Quando o dadinho quicou, o que se viu foi muita técnica por parte dos botonistas e belos gols. O equilíbrio marcou as primeiras rodadas, mas, na metade do campeonato, três equipes se destacaram na tabela e travaram acirrado duelo em busca do título. Na penúltima rodada, porém, a LAB já havia garantido o título, por antecipação.

Conquistas à parte, fato é que as nove equipes das principais ligas do Rio de Janeiro deram um show nas mesas pequenas (onde se pratica a categoria retrô) e mostraram que a modalidade veio para ficar no cenário estadual. A classificação final ficou assim definida:
1º Liga dos Amigos Botonistas (LAB) – 20 pontos
2º Liga Tijucana de Futebol de Botão – 17 pontos
3º Confraria do Botão de São Gonçalo (CBDSG) – 16 pontos
4º Nova Holanda Futebol de Botão – 11 pontos
5º Casa do Botonista Fanático (CBF) – 10 pontos
6º Turma do Toque Toque (TTT) – 9 pontos
7º Associação de Botão do Redondo (ABR) – 7 pontos
8º Associação de Botonistas Independentes (ABI) – 7 pontos
9º Liga Imperial de Botonistas (LIB) – 5 pontos

Estiveram presentes no evento figuras de destaque do futebol de mesa do Rio de Janeiro e do Brasil. Entre eles, Renato Oliveira – vice-presidente da modalidade Dadinho pela FEFUMERJ; Ronald Neri – vice-presidente da modalidade Dadinho pela CBFM; Claudio Pinho – Presidente da FEFUMERJ; Rafael Marques – atleta do River FC e jornalista da ESPN; Roberto Adriano– atleta da LAFUME e Diretor Técnico da modalidade Dadinho pela FEFUMERJ e Bruno Romar – atleta do Corinthians e ex-diretor Jurídico da FEFUMERJ.
Texto: Alysson Cardinali