Informações da modalidade Sectorball para 2023
COPA DO BRASIL 2023
Visando não somente a difusão da modalidade, como também a qualificação técnica de seus praticantes, a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa comunica a instituição, a partir de 2023, da Copa do Brasil de Sectorball.
Esta competição será disputada preferencialmente em sedes diferentes do Campeonato Brasileiro, em anos em que não houver a disputa de Campeonatos Mundiais, ou Sul-Americanos, para não sobrecarregar o calendário, e valerá metade dos pontos do Brasileiro, para efeitos de contabilização no Ranking Nacional.
Sua distribuição de vagas é pré-definida, e obedece sempre às competições do ano que precederem sua disputa (ou ao último campeonato realizado, em caso de competições não anuais):
- Campeonato Mundial: 1º e 2º colocados (se forem brasileiros), podendo serem substituídos pelos 3º e 4º colocados (igualmente se brasileiros).
- Campeonato Sul-Americano: 1º e 2º colocados (se forem brasileiros), podendo serem substituídos pelos 3º e 4º colocados (igualmente se brasileiros).
- Campeonato Brasileiro: 1º e 2º colocados, podendo serem substituídos pelos 3º e 4º colocados.
- Campeonatos Estaduais: 1º e 2º colocados, podendo serem substituídos pelos 3º e 4º colocados.
Em todas, caso não se completem as duas vagas, entre os quatro elegíveis, a vaga será extinta, não passando a outras colocações abaixo de quarto lugar.
Em complemento, ainda teremos as seguintes participações:
- Estados que ainda não realizem Campeonatos Estaduais: Poderão indicar um representante para participar, até o limite de duas participações consecutivas (por este critério de indicação, nenhum atleta poderá jogar três edições seguidas).
- Estados que possuam atletas Sub-18 devidamente federados na modalidade, de acordo com os BIDs de suas federações e da CBFM: Poderão indicar um representante para participar, até o limite de duas participações consecutivas (por este critério de indicação, nenhum atleta poderá jogar três edições seguidas).
- Estados que possuam atletas acima de 60 anos devidamente federados na modalidade, de acordo com os BIDs de suas federações e da CBFM: Poderão indicar um representante para participar, até o limite de duas participações consecutivas (por este critério de indicação, nenhum atleta poderá jogar três edições seguidas).
A Copa do Brasil será disputada no sistema de todos contra todos, em pontos corridos, por isso será realizada em um único dia, ou dois, dependendo da quantidade de participantes.
Por se tratar de uma competição com um quantitativo menor de participantes, onde basicamente todos já foram premiados nas competições que os classificaram, e para motivar a disputa, a Copa do Brasil premiará apenas os três primeiros colocados com troféus, não havendo prêmios para as demais colocações.
A edição inaugural acontecerá a princípio no estado de São Paulo, em local ainda não definido, em 18 de novembro de 2023 (também podendo ser utilizado o dia seguinte, se necessário).
CAMPEONATO BRASILEIRO 2023
A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa está confirmando, para os dias 15 e 16 de julho de 2023, o próximo Campeonato Brasileiro de Sectorball.
A competição acontecerá no estado do Rio de Janeiro, em local ainda a ser determinado, e teremos 32 vagas disponíveis. 24 delas serão ocupadas por jogadores classificados no Ranking Nacional da modalidade e 8 estarão disponíveis a não classificados.
Os participantes do Campeonato Brasileiro receberão a seguinte premiação:
Individual: Troféus de 1º a 4º Lugares, e medalhas de 5º a 8º colocados.
Clubes: Troféus de 1º e 4º Lugares (mais 4 medalhas por equipe).
RANKING NACIONAL
A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa também está divulgando o novo Ranking Nacional de Sectorball, já atualizado após a realização do Campeonato Brasileiro de 2022.
O presente Ranking vigorará durante a temporada de 2023, sendo classificatório para as competições (nacionais ou internacionais) desta temporada (com exceção da Copa do Brasil, que possui seus próprios critérios pré-definidos e já explanados).
A partir do Ranking para 2024, passará a ser acrescentada também a pontuação da Copa do Brasil (metade dos pontos do Campeonato Brasileiro, como já informado).
CAMPEONATO SUL-AMERICANO
Devido ao cenário ainda confuso provocado pela pandemia, mais especificamente quanto a crise financeira internacional decorrente, há uma incerteza pela Confederação Sul-Americana de Futebol de Mesa se a competição será mantida no Chile, sede inicialmente prevista, e se será realizada em 2023, ou 2024.
Caso o Sul-Americano aconteça em 2023, a primeira edição da Copa do Brasil será automaticamente transferida para 2024. Caso seja realizado em 2024, a Copa do Brasil fica mantida para fazer sua estreia em 2023.