Definidos os participantes da 12 toques no Sul-Americano do Chile

A cidade de Antofagasta, no Chile, recebe pela segunda vez a competição mais importante de Futebol de Mesa da América do Sul. A 11ª edição do Campeonato Sul-americano acontece nos dias 12 e 13 de outubro, sendo que será a nona vez que a Regra brasileira reconhecida internacionalmente (12 toques) estará presente.

Na competição de clubes, três equipes brigam pelo título: o time da casa, a Cabami (Casa Batista da Amizade), o Palmeiras, último campeão (2019) e o São Paulo, campeão nacional em 2022 e 2023.

Nas oito edições anteriores temos um empate na disputa: Vasco 4 X 4 Palmeiras. A equipe cruz-maltina venceu em 2012-2013-2016-2018. Enquanto que os palmeirenses venceram em 2014-2015-2017-2019.O tricolor paulista busca seu primeiro título, assim como a Cabami. Já o Verdão busca a hegemonia da competição.

Na disputa de seleções só deu Brasil. Oito títulos de 2012 a 2019.

Já na disputa Individual, na primeira fase, os atletas foram divididos em quatro grupos de quatro jogadores. Os dois primeiros de cada grupo avançam de fase. Sendo que as duas melhores campanhas avançam diretamente para a fase de quartas de final. Os outros seis disputam as oitavas de final e enfrentam os chilenos e venezuelanos. Os vencedores avançam no sistema de mata-mata até a grande final. Os eliminados nas oitavas de final e na primeira fase disputam a Taça Deserto do Atacama. Os grupos foram sorteados na noite desta quarta-feira (9/10), por Aléksei Rodrigues Faria, do Chile, organizador da competição e representante da Confederação Sul-Americana de Futebol de Mesa. Confira:

Grupo A:
Rafa Gaba – São Paulo
Diney – Palmeiras
Mario Novaes – Cepe 2004
Igor Quintaes – Vasco da Gama

Grupo B:
Victor Heremann – São Paulo
Mauro Michilin – Palmeiras
Sérgio Pivato – Cepe 2004
WO

Grupo C:
Thiago Lima ‘Tico’ – São Paulo
Paulo Michilin – Palmeiras
Muratore. – Palmeiras
Rodrigo Ramos – São Paulo

Grupo D:
Victor Ferreira – São Paulo
Quinho Zuccato – Palmeiras
Eder Sérgio – AABB Caruaru
Di Cicco – Palmeiras

Na disputa individual o maior campeão é Jefferson Genta (Palmeiras) é com três títulos (2014-2016-2017). Os demais campeões foram:

Fábio Borges (America/RJ), atualmente desfederado, em 2012.
Alex Bahr (Corinthians), atualmente no Meninos FC. em 2013.
Elds Godoy (Princesa dos Campos/PR), atualmente desfederado, em 2015.
Ednilson Gaffo (Vasco da Gama), atualmente no São Paulo), em 2018.
Felipinho (Vasco da Gama) em 2019.

Com a ausência de Marcelo Lages (Vasco) nesta edição, o seu companheiro de clube, Igor Quintaes, será o único jogador de todos os países a participar das onze edições da competição sul-americana.

Texto: Igor Monteiro | Vice-presidente 12 Toques | FEFUMERJ

————————–
Fonte: FEFUMERJ