BH recebe 35º Mineiro Individual

Imagine ter em uma mesma competição craques como Pelé, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Zico. E ainda Maradona, Messi, Zidane, Cruiff e Cristiano Ronaldo. Como se não bastasse, jogadores do bairro ou da escola que fazem parte da memória afetiva. É assim no futebol de mesa: jogadores que marcaram época – ou não – se encontram nos duelos desta modalidade esportiva nascida da paixão do brasileiro pelo futebol. Quem quiser sentir essa magia ao vivo, tem uma oportunidade especial nos dias 22 e 23 de junho, quando Belo Horizonte vai receber o 35º Campeonato Mineiro Individual de Futebol de Mesa – Três Toques. Inscreveram-se para a tradicional competição 54 botonistas que representam clubes de BH, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santa Bárbara e Uberaba. O evento é gratuito e aberto ao público.

Pela primeira vez na história, o estadual será disputado em duas sedes simultaneamente: no Clube Liberdade Futebol de Mesa e no CEFET, ambos situados no Bairro Nova Suíça e separados por 190 metros. A união de esforços vai além: os clubes Grêmio Mineiro e Vetor Norte, também da capital mineira, disponibilizaram mesas para a realização do evento. “Será um campeonato histórico, com 54 participantes. O campeonato será disputado em dois dias no Liberdade e no CEFET, onde, no domingo, ocorrem as finais das séries Ouro, Prata e Bronze. Devemos muito, para a realização do campeonato, à união dos clubes de Belo Horizonte. Teremos jogadores de todo o estado de Minas Gerais. Deixo o convite para que venham conhecer nosso esporte”, comenta Rodrigo Caetano, Diretor Técnico da Federação Mineira de Futebol de Mesa (FEFUMEMGE).

De acordo com Leandro Cristino Pereira, capitão da equipe de futmesa da Atlética CEFET, que trabalha na instituição e é o responsável pelo projeto de extensão que levou o futebol de mesa ao CEFET, a expectativa para o 35º Campeonato Mineiro Individual são as melhores possíveis. “O CEFET, onde eu trabalho, é uma instituição grande, com muito potencial para divulgar e agregar novos botonistas. A estrutura é muito boa. Ter esse apoio para a nossa modalidade, que precisa, é muito importante. É o segundo ano que a gente sedia um evento desse porte. Estamos fazendo o máximo, divulgando, trabalhando a estrutura, tudo para termos um evento bacana”, explica Leandro, antecipando “a gente pretende continuar com esse projeto nos próximos anos, estamos muito animados.”

Representante de uma das sedes do Campeonato Mineiro Individual de 2024, Rafael Pena faz questão de ressaltar que “o Liberdade fica muito feliz em poder ajudar a Federação Mineira nessa empreitada, o maior campeonato da história. Podem contar com o Liberdade sempre que precisarem. Estamos de portas abertas. Esperamos que a Federação Mineira, com o apoio do CEFET, do Liberdade, do Grêmio, do Vetor Norte, do Caraça, do Tupi, da ADMB, do Chacal e dos demais clubes possam fazer o melhor campeonato. A gente sabe que a união faz a força, e a prova disso é esse campeonato em duas sedes. Sempre que a Federação e o futebol de mesa precisarem, o Liberdade está à disposição.”

Crédito das fotos do Liberdade: Rafael Pena