Barba leva a 2ª etapa do AM de 12 toques
No domingo, 24 de março de 2024, no Estádio Carlos Zamith, foi realizada a IV Copa Jefferson Marques válida pela segunda Etapa do Barezão 2024 – Modalidade Bola 12 Toques. Homenageamos o homem que deu vida ao Futebol de Mesa do Amazonas, o Sr. Jefferson Marques, o nosso Bibi, que hoje estaria feliz ao ver os frutos de seu trabalho. Com sua licença, me atrevo a descrever o certame:
Carta a um velho amigo.
“Seu Jefferson, a história nos diz que senhor fundou a nossa primeira associação a FAFM – Federação Amazonense de Futebol de Mesa; e através dela reuniu os garotos que jogavam futebol de botão em Manaus e os levou para jogar dentro das regras oficiais dos “campinhos” aglomerados. Cheio de bom humor, criatividade e conhecedor de muitos causos, emprestou sua sabedoria e paciência para nos abençoar através desse maravilhoso jogo. Dizem que o senhor foi jornalista, empresário, jogador, professor, visionário e campeão nesse esporte. É por tudo isso temos a honra e o dever de levar o seu legado a todos os cantos do Brasil.”
O Torneio contou com a participação de 11 atletas divididos em 2 grupos,
O Grupo 1, O Grupo da Morte, composto por Ulisses (Banca Forte), Augusto Barba (Nacional), Thiago Loreto (Jocamar), Manoel Carlos (Banca Forte), Paulo Souza (Estrela do Norte), Jhonata Rosas (Nacional), *Jonatas Fonseca (Banca Forte).
O Grupo 2, composto por Altevir Almeida (Estrela do Norte), Fabiano Oliveira (São Raimundo), Paulo Ricardo (Nacional), Augusto Neto (Nacional), Miguel Marialva (Banca Forte) e *Antônio Frota (Banca Forte).
*ausentes
O que nossa “equipe de jornalismo” viu foi o nível técnico dos botonistas que vem melhorando a cada torneio, no Grupo A, o destaque foi para o Thiago Loreto que apresentou um excelente futebol, embora não tenha alcançado uma das vagas, foi escolhido o craque da rodada. Até então a Galáxia Jocamar ainda não conseguiu ultrapassar a barreira da fase grupos, mas falta pouco. Augusto Barba botou a mão na forma e se tornou um dos favoritos ao título de 2024. Classificaram-se: Augusto Barba, Ulisses, Paulo Souza e Manoel Carlos.
No Grupo B, tivemos uma briga acirrada entre os 4 melhores na luta pelo primeiro lugar, pois significava não enfrentar Augusto Barba ou Ulisses nas quartas de final. Altevir, o Pofexô, foi o primeiro do grupo, seguido por Augusto Neto, Miguel Marialva e Paulo Ricardo.
Nas quartas de final, O Pofexô que costuma entrar na mente dos adversários, fez uma disputa épica contra Manoel Carlos, num jogo tenso, de muita marcação e muitos chutes desperdiçados, não soube aproveitar a vantagem do empate e ambos viveram um drama digno de um final de novela das 8. Manoel Carlos escreveu seu final feliz vencendo por 3×1, deixando o Pofexô anos luz de distância do pódio. Paulo Souza deixou sua estrela de 5 pontas em Augusto Neto, 5×0 e manteve as esperanças para o Estrela do Norte chegar ao tão sonhado título. Ulisses Monteiro, foi misericordioso contra o seu mecenas Miguel Marialva e o venceu por 4×3, avançando para mais uma semifinal. E a última vaga ficou com Augusto Barba que destruiu os sonhos, desiludiu e despachou seu amigo azulino, Paulo Ricardo vencendo por 5×1.
Nas semifinais Ulisses derrotou Manoel Carlos por 7×4, no clássico Banquiano. e Augusto Barba venceu Paulo Souza 4×3, tornando-se o Terror dos Paulos.
A finalíssima, foi uma das mais dignas finais de torneios no Amazonas, o maior vencedor de torneios Ulisses versus Augusto Barba, rememorando a final do Amazonense de 2019. Dessa vez, a vantagem do empate era de Augusto Barba que foi cirúrgico, mantendo o seu futebol de infiltrações contra a habilidade irretocável de Ulisses. Um duelo de gigantes, onde qualquer erro seria fatal e a obrigação de tentar o gol a todo ataque era indispensável, e assim o foi. No penúltimo chute de Ulisses, ele acerta uma bola de ponta, totalmente desalinhada no ângulo oposto da meta de Barba, mas Augusto Barba conseguiu controlar os nervos nos últimos segundos. Na sequência, no toque de bola e na cadência, ele consegue aprumar uma bola de intermediária em direção ao gol para o último chute. E com a precisão de um craque, acerta o canto baixo de Ulisses, sagrando-se Campeão da II Etapa do Barezão 2024 com louvor, vencendo nosso multicampeão por 6×5!
Na disputa pelo Terceiro Lugar Manoel venceu Paulo Souza, por impiedosos 9×5, deixando-o a uma galáxia de distância do pódio, erguendo mais uma orelhudinha para a Arena da Floresta.
Seu Jefferson, aqui na Terra ainda jogamos futebol (de mesa) e o Futebol de Mesa Amazonense continua firme e forte, vale destacar que há rivalidade, porém sadia, e os jogos além de técnicos são honestos. A cada dia seus atletas se nivelam por cima, como o senhor sempre nos ensinou, mas o choro é livre e a moçada da zoeira não perdoa (rss). Os vencedores no pódio são passageiros, mas o seu legado é eterno.
Obrigado, por tudo!”
Classificação final:
1 – AUGUSTO ARAÚJO
2 – ULISSES MONTEIRO
3 – MANOEL CARLOS JR.
4 – PAULO SOUZA
5 – ALTEVIR ALMEIDA
6 – AUGUSTO NETO
7 – MIGUEL MARIALVA
8 – PAULO RICARDO
9 – FABIANO OLIVEIRA
10 – JHONATA ROSAS
11 – THIAGO LORETO
12 – ANTONIO FROTA
13 – JONATAS FONSECA
Nossos agradecimentos a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer – SEDEL, a todos os atletas que participaram e representaram suas equipes. E nossas congratulações aos campeões!
Texto: Altevir Almeida