Bangu promove o encontro perfeito entre futebol e botão no Old Style

Este domingo, 15 de setembro, foi mais um dia cheio de futebol de botão para alguns dos melhores jogadores da categoria Old Style Buttons no Rio de Janeiro. Porém, a quarta e penúltima etapa da temporada foi muito especial, pois foi a primeira vez que uma competição de nosso esporte foi realizada na sede de uma torcida organizada.

Em vez de jogar na sede de um clube, como nas três etapas anteriores, realizadas no Bangu e no Botafogo, desta vez o Circuito de Old Style Buttons aceitou o convite para organizar uma competição nas dependências da popular torcida organizada do Bangu Atlético Clube, os Castores da Guilherme. O objetivo era estabelecer uma maior ligação com os torcedores, especialmente os mais jovens, que constituem uma grande parte dos associados da Castores. Conhecidos por dar um apoio muito enérgico no estádio, e pela sua banda, eles não só contribuíram para criar uma atmosfera raramente (ou nunca) sentida pelos jogadores de futebol de botão num torneio normal, como também até colocaram um dos seus integrantes para competir!

Para ter o maior número de partidas possíveis, os oito jogadores jogaram em sistema de pontos corridos, num turno único. Como se tratava da penúltima etapa, havia muita coisa em jogo na classificação da temporada, muito suspense e o vencedor só foi conhecido no último jogo.

Com começos fortes, Marcelo Coutinho e Maciel (ambos do Bangu) saíram na frente logo cedo, enquanto os demais competidores ficaram um pouco para trás. Porém, com o passar das partidas, Abel Cêpa (Vasco da Gama) alcançou os líderes, tornando-se um candidato ao campeonato. Agora com um triplo empate em pontos, o título foi decidido pelo saldo de gols. Com +5, Coutinho venceu o torneio, enquanto Maciel fez +4 e conquistou o segundo lugar, e Abel ficou em terceiro, com +3 de saldo de gols.

Na briga pelo quarto lugar as coisas foram igualmente disputadas, com Paulão Costa (Vasco), Luisinho Coelho e Ricardo Pereira (ambos do Bangu) fazendo alguns dos jogos mais memoráveis ​​do dia. No final, Luisinho chegou ao top 4 com uma vitória por 1 a 0 sobre o sempre muito competitivo Paulão. Fechando a classificação, Daniel Coutinho (Bangu) que chegou ao top 10 na temporada, e Eduardo “Grande” Lopes, da Castores, que mostrou habilidades promissoras em sua primeira vez jogando futebol de botão.

Classificação final:

  • 1º) Marcelo Coutinho (Bangu) – 15 pontos (SG +5)
  • 2º) Felipe Maciel (Bangu) – 15 pontos (SG +4)
  • 3º) Abel Cêpa (Vasco) – 15 pontos (SG +3)
  • 4º) Luisinho Coelho (Bangu) – 12 pontos
  • 5º) Paulão Costa (Vasco) – 9 pontos
  • 6º) Ricardo Pereira (Bangu) – 8 pontos
  • 7º) Daniel Coutinho (Bangu) – 3 pontos
  • 8º) Eduardo “Grande” (Castores) – 0 ponto

Com quatro das cinco etapas concluídas, Coutinho abriu 150 pontos de vantagem sobre Maciel, precisando apenas de um terceiro lugar na última etapa, para garantir o título geral da temporada. Paulão Costa mantém-se em terceiro, mas agora com Abel Cêpa muito perto. A etapa final acontecerá no dia 7 de dezembro, a princípio na sede social do Bangu Atlético Clube, que agradece a Castores da Guilherme pela hospitalidade neste domingo, e a International Table Football Confederation e a Fútbol Botons Catalunya pelo apoio, que tem sido fundamentais para o sucesso deste primeiro Circuito.

Texto: Felipe Maciel