A Regra Catalã fecha com chave de ouro seu primeiro ano no Brasil!

Circuito Old Style 2024:

O circuito Old Style Buttons concluiu, nesse dia 7 de dezembro de 2024, a sua temporada inaugural. Após cinco torneios em três sedes diferentes, ao longo de 12 meses, onde 13 atletas participaram, representando cinco clubes, o Brasil tornou-se o primeiro país, além da Espanha, a organizar competições da modalidade catalã, que está em processo de internacionalização junto à Confederação Internacional.

A etapa final, Copa Barcelona, foi realizada na sede social do Bangu Atlético Clube e vencida por Abel Cêpa, do Vasco da Gama, enquanto o título geral do ano foi conquistado por Marcelo Coutinho, que como destacou o Club Futbol Botons Osona, em postagem nas suas redes sociais, tornou-se o primeiro Campeão de Old Style fora da Espanha!

Com o banguense Coutinho, vencedor de três das quatro etapas anteriores, praticamente garantido como o campeão de 2024, e Maciel, também do Bangu e que sofreu apenas dois gols durante todo o circuito, no segundo lugar, o suspense na etapa se deu pela disputa da terceira colocação na temporada, entre os vascaínos Abel Cepa e Paulão Costa. Encostados na tabela, ambos precisavam de um bom resultado na última competição do ano.

Contudo, o Bangu tinha a surpresa da competição: Luisinho Coelho! Com um começo avassalador, ele logo se tornou candidato ao título e, em uma disputa parelha até o fim, terminou em segundo, logo atrás do campeão Abel. Em terceiro, Coutinho completou o pódio da Copa Barcelona, resultado que lhe garantiu o título de campeão geral do Circuito, seguido por Maciel, Paulão e Bruno Coutinho, Daniel Coutinho e Ricardo Pereira, todos do Bangu.

Além de Coutinho, campeão geral do ano, e Maciel, vice, nas demais colocações do Circuito 2024 seguiram-se os vascaínos Abel e Paulão, em terceiro e quarto, os banguenses Luisinho, Bruno, Ricardo e Daniel, das quinta à oitava colocações, completando a zona de premiação.

Há de se fazer uma menção especial ao Bangu, que como organizador do Circuito e com criatividade, preparação, e sobretudo boa vontade, ao longo das cinco etapas entregou, em cada uma delas, troféus para todos os participantes, além da premiação geral para os oito primeiros, ao nível de competições nacionais, sem cobrar absolutamente qualquer tipo de taxa.

Agradecendo o apoio da International Table Football Confederation, da Futbol Botons Catalunya, e a todos os atletas e clubes que acreditaram no projeto, com a sensação de dever cumprido, e a primeira temporada, bem organizada e bem sucedida no retrovisor, agora as atenções se voltam para a próxima edição do circuito, além de sua expansão, não somente no Rio de Janeiro, mas também para outros estados, já que o sucesso deste primeiro ano foi animador, e a prova de que a modalidade pode (e deve) “pegar”!

Texto: Felipe Maciel