A onça pintada no alto do pódio
A 4ª edição do torneio início da regra três toques levou ao pódio o craque veterano Raimundo Miranda (Sul América) que na final enfrentou a surpresa da competição, o seu colega de clube e sobrinho, Everton Miranda. Fazendo com que o trem da colina fizesse a dobradinha neste evento de abertura da modalidade no ano.
A competição contou com 9 inscritos, sendo as equipes: Flamengo – RJ, do craque Eronildo Rogério (Galáxia Jocamar); Athletique Football Club, do vice-campeão Everton Miranda (Sul América); Clube Atlético Francisca Mendes, do vice-presidente da regra três toques Luiz Guilherme (São Raimundo); Brasil de 82, do veterano Euler Lopes (Galáxia Jocamar); Fast Clube do craque Edson Miranda (Sul América); Milan do talentoso Thiago Loreto (São Raimundo); Amazonas Supersônico, do campeão Raimundo Miranda (Sul América); Tubarão Palmeiras FM, do querido Augusto Costa (Galáxia Jocamar); e a volta do craque Jaime Fartolino (Galáxia Jocamar), que jogou com a Itália.
Dos inscritos nós tivemos a baixa do vice-presidente Luiz Guilherme e de Thiago Loreto, ambos do São Raimundo.
Com o fechamento das inscrições a programação do torneio ficou da seguinte forma: três grupos de três times, sendo os primeiros de cada grupo classificados para a semifinal e o segundo melhor colocado fechando o quarteto semifinalista. Vamos ver o que rolou na competição.
No grupo A o Flamengo – RJ de Eronildo Rogério (Galáxia Jocamar) não teve dificuldades em se classificar com 100% de aproveitamento. Vencendo as suas duas partidas por 1 a 0. Em cima do Atlético Francisca Mendes em que venceu por WO, e no jogo com grandes oportunidades de goleada, venceu com o placar magro o Athletique FC da surpresa Everton Miranda (Sul América). Everton Miranda (Sul América) ficou com a segunda colocação do grupo vencendo por WO o Atlético Francisca Mendes. Isso seria de suma importância pois o Athletique FC conquistaria a segunda melhor colocação da primeira fase.
No grupo B seguia da mesma forma com veterano Euler Lopes (Galáxia Jocamar) se classificando em primeiro lugar com seis pontos, e o Fast Clube do nosso amigo Edson Miranda (Sul América) ficando na segunda posição com 3 pontos. O Milan que estava ausente pegou os seus jogos de WO. No confronto do grupo entre os presentes no torneio, o Brasil de 82 ganhou tranquilamente do Fast Clube por 2 a 0. Gols dos craques Serginho Chulapa e Toninho Cerezo.
E fechando a primeira fase, no grupo da morte, o grupo C, onde tínhamos os três veteranos, Raimundo Miranda (Sul América), com seu Amazonas Supersônico, o Tubarão Palmeiras FM, do jornalista Augusto Costa (Galáxia Jocamar), e a Itália do craque da Jocamar Jaime Fartolino, que voltava às mesas depois de umas férias prolongadas. Começando os jogos o Amazonas Supersônico ganhou com o placar magro em cima do Tubarão Palmeiras FM por 1 a 0. No outro grande encontro o Amazonas Supersônico consolidou a vaga para semifinais vencendo por 3 a 1 a Itália. Com gols de Romerito, Saviola e Mozer, pela Onça Pintada do Japiim, e o craque Roberto Baggio descontando para Azzurra da Visconde de Porto Alegre.
No último jogo do grupo O encontro dos atletas da Galáxia Jocamar, Augusto Costa com seu tubarão abocanhou a Itália de Jaime pelo placar magro de 1 a 0, feito pelo craque Evair.
Fechando a primeira fase tivemos o cruzamento das seguintes equipes: Flamengo – RJ contra o Amazonas Supersônico, e o Brasil de 82 contra o Athletique FC. As bolsas de aposta travavam que teríamos afinal entre Brasil de 82 e Amazonas Supersônico repetindo a da Recopa. Mas a bolsa quebrou com uma surpresa!
Marco Rocha o lateral do Athletique FC matou o craque Euler Lopes (Galáxia Jocamar) com um gol e com isso fazendo história levando Athletique FC para uma final inédita. Lembrando que o craque Everton Miranda (Sul América) tem sido destaque nos internos do Trem da Colina. Sendo assim, ficou esperando o adversário do outro jogo.
No clássico o Amazonas Supersônico com os gols de Roque Santa Cruz e do argentino Saviola meteu 2 a 0 no Mengão Malvadão, fazendo com que o Flamengo – RJ ficasse mais uma vez com um gostinho de quase. Com isso o trem da colina faria uma final caseira no IV Torneio Início.
Na disputa do terceiro lugar entre os atletas da Galáxia Jocamar, o Brasil de 82 venceu o Flamengo – RJ por 1 a 0, com gol do camisa 20. Fechando assim a participação dos atletas na competição.
Agora essa final ficará nos registros da federação. E mais uma vez a bolsa de aposta quebrou dando ”red” para muita gente.
As apostas estavam todas para Raimundo Miranda (Sul América) e apenas os corajosos apostavam em um ”green” do Athletique FC. Mas a final terminou no empate de 0 a 0 e a disputa foi para os pênaltis.
O craque Raimundo Miranda (Sul América) com seu Amazonas Supersônico sagrou-se campeão convertendo quatro pênaltis e o seu adversário apenas três. Onde o Athletique FC meteu uma bola na trave direita fazendo com que a onça pintada do Japiim levasse mais um título para sua galeria de troféus.
A carreata da vitória seguiu pela Rodrigo Octávio onde os atletas passaram a noite tomando um bom vinho com queijo coalho comemorando essa conquista.
Artilharia da competição ficou com quatro atletas com dois gols: Saviola e Roque Santa Cruz do Amazonas Supersônico, Zico do Flamengo – RJ e Toninho Cerezo do Brasil 82.
E assim fechamos mais um evento da regra três toques.
Destacamos mais uma vez a volta do nosso amigo Jaime Fartolino (Galáxia Jocamar) um botonista experiente de nossa federação, a presença dos demais que abrilhantaram o evento. E agradecemos ao amigo Eronildo Rogério (Galáxia Jocamar) que conduziu o evento na ausência do vice-presidente, Luiz Guilherme (São Raimundo), que estava enfermo.
As atenções agora estarão para o dia 13 de maio, um sábado, onde teremos a Taça Manaus que será o primeiro turno do XX Campeonato Amazonense individual. Nesse período ainda teremos alguns internos dos clubes como a taça Jocamar, o torneio interno do Sul
América e um torneio interno do São Raimundo.
Lembramos que que semana que vem chegará as premiações do da modalidade onde pela primeira vez a Federação estará com todo estoque do ano de premiação, algo inédito. Uma parceria com a Ztrez de Santa Catarina.
Então é isso, meus amigos! Fiquemos na expectativa dos grandes eventos no ano e vamos prestigiar a modalidade que tem 40 anos de atividade no estado.
Viva a regra 3 toques!
Texto e designer: Luiz Guilherme Barbosa, vp da regra 3 toques e atleta do São Raimundo Esporte Clube.