Altevir Almeida fatura a V Copa AMFM da regra 12 toques
No domingo, dia 28 de maio de 2023, no Estádio Carlos Zamith, foi realizada a V Copa AMFM válida pela IV Etapa do Campeonato Amazonense de Futebol de Mesa – Individual – Modalidade 12 Toques.
Oito atletas compareceram aos granulados para decidir quem levaria a taça que desde 2017 foi erguida apenas por 2 campeões. Ulisses Monteiro por três vezes e Arlindo Vieira na primeira disputa.
O Regulamento previa pontos corridos na primeira fase e na segunda fase o mata-mata entre os 8 atletas. Foram eles: Ulisses Monteiro (Banca Forte), Altevir Almeida (Rio Negro), Manoel Carlos (Banca Forte), Miguel Marialva (Banca Forte), Paulo Souza (Rio Negro), Antônio Frota (Banca Forte) Raimundo Miranda (Sul América) e Paulo Ricardo (Nacional).
Ao final das 7 rodadas, os destaques foram para Ulisses (Banca Forte), Miguel (Banca Forte) e Manoel Carlos (Banca Forte) e Altevir Almeida (Rio Negro) pela ordem e com a vantagem do empate na segunda fase.
Quartas-de-Final
Ulisses dá continuidade em sua obstinada luta rumo ao Tetracampeonato, vence por 10×1 seu companheiro de equipe Antônio Frota. Altevir passa de fase vencendo Paulo Souza por 5×2; no outro jogo num jogo difícil, num jogo difícil Paulo Ricardo vende cara a vitória para Miguel que por 4×3; em outro jogo complicado, prevaleceu a vantagem do empate para Manoel Carlos em 5 iguais contra Raimundo Miranda.
Semi-Finais
Num jogo tático, Ulisses perde a invencibilidade, a vaga e o 1º lugar no ranking. Altevir acerta a mão e elimina o multicampeão por um placar de 6×4. Na outra mesa, Miguel empata em 4 iguais contra Manoel Carlos e avança para as finais.
Finais
Depois de muitas batalhas, a velha rivalidade entre Altevir (Rio Negro) e Miguel Marialva (Banca Forte) foram postas à prova novamente. Como tem sido nos últimos anos as fases finais do Barezão são repletas de muito nervosismo e determinação demonstrado no primeiro tempo com o placar de 1×1. E por fim, como deixou em seus manuscritos o Samurai Myamoto Musashi “Entre a força e a técnica, vence a técnica. Se a força e a técnica forem iguais, vence o espírito!” Com esse pensamento Altevir Almeida superou todas as suas desvantagens e conquistou o lugar mais alto do pódio com uma vitória épica por 4×3 sobre seu grande adversário Miguel Marialva.
Em 2023, foram disputadas 4 etapas e foram 4 campeões diferentes, isso demonstra a evolução do Futebol de Mesa Amazonense, que venham mais campeões!
A FEFMAM – Federação Amazonense de Futebol de Mesa do Amazonas conta com o apoio do governo do estado através da SEDEL – Secretaria de Desporto e Lazer.
Texto: Diretoria