A Borborema Futebol de Botão e o cenário 12 toques em Campina Grande – PB
Olá a todos os leitores. Fazemos a nossa estréia nesse espaço com um balanço geral sobre o desenvolvimento do esporte na Rainha da Borborema, com o reconhecimento da liga local Borborema Futebol de Botão em nível regional e nacional.
Nossa história começa durante o lockdown mais servero da pandemia, em meados de junho e julho de 2021. A partir da iniciativa de rever meus antigos botões de Leva-Leva (os quais eram utilizados em mesas pequenas, devidamente enceradas, com balizas de plástico e bolhas pastilha que vinham em times de plástico). Senti muita saudade dos campeonatos da infância, da adrenalina, sensorialidade, e coordenação motora daquele jogo, que era meu passatempo predileto no fim dos anos 80 até o início dos anos 2000.
Uma vez recuperados os meus botões devidamente armazenados na casa da minha mãe (feitos de acrílico, mas aqui chamados de “baquelites”, como eram chamados aqueles botões na região), veio a vontade de jogar novamente. Uma pesquisa rápida nas redes sociais mostrou um quadro de expansão da modalidade, tanto quanto hobby quanto esporte. São milhares de ligas espalhadas mundo afora, nas quais os técnicos manuseiam seus times uns contra os outros ou em campeonatos amadores e profissionais, internos e solitários. Regras diversas, tamanho de mesas diversos, e por consequência, uma grande variedade de pessoas e culturas relativas ao futebol de botão enquanto hobby, e ao futebol de mesa enquanto esporte confederado.
Ao analisar esse quadro, com surpresa agradável por ver o jogo que eu tanta amava crescendo e se desenvolvendo, o desejo de jogar se manifestou no meu coração.
Através dos grupos das redes sociais, tentei encontrar praticantes do futebol de botão em Campina Grande e região. Não foi tarefa fácil, mas conseguimos reunir virtualmente o amigo Jean Cristian e o Ricardo Silvestre (Rick), entre outros que porventura não conseguimos reunir posteriormente.
Para ganhar relevância, criei a liga Borborema Futebol de Botão – BFB, afim de cooptar novas ligas, nos identificar e criar uma identidade com a região a qual pertencemos. A partir da feitura de um time 12 toques para mim, o qual eu desenhei, em paralelo nasceu uma loja virtual, o que vem a ser outra história, já que esse não é um espaço de propaganda, nem o queremos utilizar como tal.
Aos 17 dias de mês de agosto de 2021, aconteceu na residência da minha mãe (dona Geruza Lucena), o primeiro embate BFB. Em 8 partidas Rick me massacrou, vencendo todas e a maioria por goleadas, tanto na regra que ele jogava em casa com a sua esposa Valdiaerlia, quanto na recém criada regra BFB para mesa pequena (3 toques com dadinho de miçanga).
Continuamos na pesquisa. Para entender qual regra deveríamos adotar na liga, pesquisei a mais jogada no Brasil (e por consequência no Mundo), naquela altura. A partir de diversos conteúdos bem organizados no site da CBFM, com regulamentos disponíveis, bem como, o trabalho do Canal Mundo Botonista no youtube, nos inteiramos totalmente da regra 12 toques.
A partir daí, conseguimos estabelecer contato com os amigos do Carcará Futebol de Mesa, precursores da regra 12 toques no Estado da Paraíba. E felizmente, de lá saiu o nosso representante na Federação Paraibana de Futebol de Mesa, Eduardo Rubens, que vem fazendo um trabalho fantástico a frente da pasta, bem como, conta com Marco Aurélio e Régis Clet, sempre assessorando no que é necessário, como corpo diretivo do Clube, além de todos os atletas, como o campeão paraibano Aylson Cavalcante, e os botonistas Edson Ramos, Antonio Oliveira, Caio Marcio e Mateus Menezes que jogaram e organizaram o primeiro campeonato em 2021.
Desde esse dia, a paixão pela regra aflorou. A precisão dos toques na bolinha é absurda, bem como o manejo da palheta com um time que seja adequado para o tipo de jogo que você tenha já inato, e por consequência, maior probabilidade de desenvolver esse estilo.
Rick e eu construímos duas mesas 12 toques, depois de uma exaustiva procura para a chapa de MDP aqui na cidade. Começamos a prática de maneira oficial a partir do dia 24/11/2021. Fiquei particularmente maravilhado com o deslize das mesas, que ainda estão em atividade.
Foi alugada uma sala pequena no Bairro do Alto Branco, na mesma cidade, e iniciamos a prática desportiva, primeiro com uma mesa adaptada, depois com as mesas construídas por Rick e este que vos escreve.
No dia 12/12/2021, tivemos o primeiro evento demonstrativo no Shopping Luiza Motta (parceiro de longa data), onde estiveram presentes pela BFB, Rick, Jean, Jader, entre outros, e Marco Aurélio do Carcará veio nos prestigiar, com ampla cobertura da imprensa local e adesão de mais alguns membros. A atividade da liga continuou, com ênfase na divulgação nas redes sociais, dos nossos encontros semanais, que aconteciam nas casas de alguns membros da liga já criada.
O pensamento inicial da liga BFB – Borborema Futebol de Botão, sempre foi no sentido de que fosse uma liga inclusiva e sem fins lucrativos, de forma que pudéssemos difundir o esporte cada vez mais, cooptando novos jogadores, e que estes pudessem se tornar atletas federados e confederados, afim de engrandecer a modalidade.
Desta feita, entre os dias 13 e 20 de fevereiro de 2022 fizemos a Semana do Botonista no Shopping Luiza Motta, que sempre se mostrou um parceiro formidável para os eventos de exibição. Neste evento, conseguimos cooptar mais botonistas, chegando ao número de dez (10), no total.
Em março de 2022, por sugestão de um dos nossos botonistas, apoiados pela CBFM na pessoa do presidente Jorge Farah, pela diretoria 12 toques da FPFM na pessoa de Eduardo Rubens, além deste que vos escreve, conseguimos uma reunião com o então secretário de esporte, juventude e lazer do muncípio de Campina Grande – PB, o sr. Cledson Rodrigues, nos cedeu em contrato uma autorização de uso no Ginásio Poliesportivo “O Meninão”, maior praça para desporto indoor da cidade. Desde então a nossa sala e o próprio Ginásio foram palco de 2 abertos interestaduais, bem como a I Copa Paraíba 12 toques, organizada pela diretoria 12 toques da Federação Paraibana de Futebol de Mesa – FPFM. Foram elas:
I Taça Borborema Futebol de Botão – contando com 16 botonistas de 3 Estados do Nordeste, realizada no dia 15/05/2022;
I Taça Cidade de Campina Grande – contando com 42 botonistas de 4 estados do Nordeste, realizada nos dias 15 e 16/10/2022;
Além destas competições, também produzimos a I Copa Campina Grande 12 toques – com 8 botonistas de 3 estados do Nordeste; que teve sede no Parque da Liberdade em 27/03/2022.
Em todos esses eventos tivemos cobertura das televisões, rádios e portais de notícias locais, despertando o interesse das pessoas e facilitando o acesso destes da prática lúdica para a prática desportiva oficial.
Ademais, uma equipe formada exclusivamente por atletas da liga BFB, filiados ao Carcará (clube precursor da modalidade 12 toques na Paraíba), foi representante do Estado no Campeonato Brasileiro de Clubes, realizado em novembro de 2022 em Caruaru – PE.
Em decorrência dessa pujança, estamos em via de sediar duas etapas do Campeonato Paraibano 12 toques (a primeira no dia 05/03), bem como, o VI Norte-Nordeste (entre 21 e 23 de abril), ambas no tradicional Clube Campestre, uma tradicional praça social e desportiva da nossa Rainha da Borborema.
Enfrentamos alguns problemas disciplinares durante esse percurso, mas vamos lutar pela continuação do trabalho voluntário e sem fins lucrativos, uma vez que o apoio das pessoas, instituições e dos atletas é cada vez maior ao botonismo e a modalidade 12 toques em si.
Vamos jogar o jogo, até o fim.
Ivany Junior – Presidente e fundador da liga Borborema Futebol de Botão – BFB.