Na estreia da Arena Muradian, Jefferson conquista o 30º Challenger Tour
Revelado pelo Maria Zélia, botonista do Palmeiras vence torneio especial em homenagem a Harutiun Muradian
São Paulo, 1º de outubro de 2022. Em dia especial para homenagear um dos maiores nomes do futebol de mesa do Brasil, Jefferson foi o campeão do 30º Challenger Tour, disputado neste sábado, na agora Arena Harutin Muradian, sede do Maria Zélia.
O torneio foi marcado pela cerimônia em homenagem a Muradian, que passa a dar o nome à sala do mais tradicional clube em atividade do futebol de mesa de São Paulo, criado em 1985.
“É um grande orgulho fazer parte desta homenagem a um dos nomes mais importantes do nosso esporte, que tanto contribuiu para o seu desenvolvimento”, afirmou José Jorge Farah Neto, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) e da Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM). “Além disso, ele teve um papel fundamental para incentivar novos praticantes e deixar as portas do Maria Zélia sempre abertas a quem gosta e ama o futmesa. ”
Emocionado, Muradian agradeceu a homenagem. “Em mais de 40 anos no futebol de mesa, eu sempre procurei dar a minha contribuição para que pudéssemos sempre melhorar e evoluir. Fico feliz por esse momento e por saber que pude, de alguma maneira, ajudar esse nosso querido esporte. Ter o nome na sala do Maria Zélia é muito mais do que eu poderia imaginar”, disse.
Jefferson, revelado no antigo Canadá Clube, criado por Muradian em 1983 e que deu origem ao Maria Zélia, está hoje no Palmeiras. Ele falou sobre a gratidão ao antigo mestre. “O Muradian foi o maior jogador que eu vi no futebol de mesa e muito do que temos hoje, como os botões de acrílico aperfeiçoados com suas medidas, ranking individual, entre outras maravilhosas ideias, devemos a ele. Esta é só uma pequena homenagem diante de sua grandeza”, afirmou.
Com uma campanha perfeita de 8 vitórias, Jefferson faturou o título ao derrotar Célio (São Paulo) por 6 a 5 na final. O botonista do Palmeiras ficou com a troféu que também levou o nome de Harutiun Muradian. Bryant foi o terceiro e Guerra o quarto colocado, ambos do Maria Zélia. Ao todo, o 30º Challenger Tour contou com 22 participantes.
A série Prata foi vencida por Dema (São Paulo), com Alex Lucatelli (Maria Zélia) em segundo. Jonathan (TMJ) ganhou a série Bronze e Pedrinho, filho de Jefferson e também do Palmeiras, ficou com o vice.
Classificação final do 30º Challenger Tour, dia 1º de outubro, na Arena Harutiun Muradian, no Maria Zélia, em São Paulo:
Série Ouro
- Jefferson (Palmeiras – 71)
- Célio (São Paulo – 32)
- Bryant (Maria Zélia – 92)
- Guerra (Maria Zélia – 466)
- Muradian (Maria Zélia – 5)
- Erismar (Maria Zélia – 54)
- Marcelo Leite (Maria Zélia – 1026)
- Molineiro (Maria Zélia – 2254)
Série Prata
- Dema (São Paulo – 435)
- Alex Lucatelli (Maria Zélia – 2296)
- Marco Bianchi (Maria Zélia – 2383)
- Barba (Maria Zélia – 1368)
- Samartino (Maria Zélia – 150)
- Olímpio (Maria Zélia – 2017)
- Cortez (Maria Zélia – 1109)
- Barthez (Maria Zélia – 1904)
Série Bronze
- Jonathan (TMJ – 2065)
- Pedrinho (Palmeiras)
- Bergamini (Meninos – 1843)
- Tigrão (Maria Zélia – 1473)
- Elias (7 de Setembro – 268)
- Wilson (Dalmácia – 1366)
Por Fernando Santos – (Bryant)
Harutiun Muradian filiado na FPFM desde 12 de setembro de 1983, é o número 5 no registro da FPFM, um dos mais importantes botonistas do Brasil na modalidade 12 toques, multicampeão, “Mura” como é carinhosamente chamado no alto de seus sessenta e nove anos, já venceu muitos torneios e continua praticando o esporte com muito amor e dedicação, hoje participa das novas regras e está sempre cercado de amigos, a CBFM e a FPFM agradecem a esse baluarte do futebol de mesa – OBRIGADO, você é uma das maiores provas que o futebol de mesa faz amigos.