Congresso da Confederação Internacional
Com a entrada do Chapas, a antiga ISBF passa a reunir três das quatro grandes modalidades mundiais e adota o novo nome de International Table Football Confederation (ITFC).
A International Sectorball Federation (ISBF) foi fundada em 2 de julho de 1993, para a coordenação mundial desta modalidade europeia de futebol de mesa, de origem húngara, e a partir de 2009 recebeu também a modalidade brasileira 12 Toques.
Sob essa denominação, organizou oito Campeonatos Mundiais de Sectorball, e quatro de 12 Toques, o último em 2018 em Lisboa (Portugal), sendo o próximo previsto para Buenos Aires (Argentina) em 2021, mas já adiado para 2022, devido a pandemia.
No último sábado (27/03/21), por videoconferência, realizou o seu Congresso anual, onde importantes decisões foram tomadas, sendo a primeira delas o recebimento da modalidade Chapas, muito difundida e praticada na América do Sul.
Sete novos fiiados também foram aceitas como membros plenos: Argentina, Bolívia, Catalunha, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.
Com isso, reunindo agora três das quatro grandes modalidades internacionais, praticadas em todo o mundo, o nome da entidade já não refletia mais a sua realidade. Por unanimidade, foi decidido então que passaria a se adotar um mais representativo: a partir de agora, a ISBF passa a se chamar oficialmente International Table Football Confederation (ITFC).
A nova diretoria eleita da ITFC ficou assim constituída:
Presidente:
– Imre Horváth (HUN)
Vice-Presidentes:
– Bola 12 Toques: Marcelo Lages (BRA)
– Chapas: Marcelo Coutinho (BRA)
– Sectorball: Istvan Martonfi (ROM)
Comitê Executivo:
– Carlos Dalmau (ESP)
– Halley Tanaka (JPN)
– Jorge Farah (BRA)
– Lehel Valics (ROM)
– Viktor Lukacs (HUN)
Embora o novo nome já entre imediatamente em vigor, será aberto um concurso público internacional para a escolha do logo da entidade. Mais informações podem ser obtidas através de https://isbf.info/
A regra internacional de Chapas também já está pronta, e aguarda apenas a definição do novo logotipo para começar a ser divulgada. O primeiro Campeonato Mundial da modalidade foi confirmado para 2022, na Argentina, realizado em conjunto com os Mundiais de 12 Toques e Sectorball.
Texto: Robson Marfa (VP de Regras Internacionais – FEFUMERJ)
Com informações de: Marcelo Coutinho, Marcelo Lages e István Mártonfi