Vinícius Rolim do Corinthians e o Bangu AC do RJ conquistam o Brasileiro de Chapas
Disputado neste sábado 28 de maio de 2022 em São Paulo, na sede do SC Corinthians Pta., o II Campeonato Brasileiro de Chapas teve uma final inesperada no individual e um time coroando sua trajetória com excelente campanha no torneio por equipes. Vinícius Rolim, do Corinthians (SP), empatou com Papa, do Colombo (PE) por 0 a 0 e, como tinha melhor campanha, conquistou assim o seu primeiro troféu de campeão na modalidade. Como se não bastasse, o campeonato mais importante do Brasil.
Grandes nomes da modalidade, como Coutinho (atleta do Bangu), campeão sul-americano, e Abel (do Clube dos Aliados), campeão brasileiro de 2019, acabaram surpreendidos com a atuação dos novatos.
O campeonato foi disputado em seis mesas recém-fabricadas pela própria Federação Paulista, reciclando material inservível da regra 12 Toques para uma modalidade que tem tudo para crescer no estado.
O Corinthians foi o palco certo para que todas essas condições, reunidas, fizessem com que o II Brasileiro de Chapas fosse um torneio dos mais agradáveis e competitivos do mundo do futebol de mesa.
Na primeira fase, os atletas foram divididos em dois grupos de 6 cada. O regulamento estipulou que os quatro primeiros colocados de cada grupo avançassem para a fase eliminatória, em que o primeiro colocado enfrentaria o oitavo e assim por diante.
Em eliminatórias simples, Vinícius Rolim e Papa chegaram à final e, naturalmente, o jogo teve muita estratégia. No fim, Papa ainda teve uma chance enorme para abrir o placar e conquistar o título em um chute da intermediária, mas a bola, caprichosamente saiu pela linha de fundo e Vinícius pode comemorar o título.
No torneio de clubes, quatro times disputaram os troféus e o Bangu foi o grande vencedor. Na primeira rodada, dois empates, Corinthians empatou com o Maria Zélia e o Bangu com o A, Os dois jogos terminaram 4 a 4. Na segunda rodada, o Bangu venceu o Maria Zélia por 2 a 0 e abriu distância de Corinthians e Aliados, que empataram mais uma vez em 4 a 4.
Na última rodada, o Bangu enfrentou o Corinthians e também empatou em 4 a 4, resultado mais que suficiente para conquistar seu primeiro título de clubes na modalidade. Na mesa 1, o banguense Ricardo perdeu para Vinícius Rolim por 1 a 0, enquanto na 2 Weber empatava em 0 a 0 com o corinthiano Benítez. Na mesa 3 Coutinho contou com um gol de falta ainda na primeira etapa contra Alencar para fazer 1 a 0, igualar o resultado e levar o troféu para o Rio de Janeiro. O também fluminense Aliados ficou com a segunda colocação, por ter saldo melhor que o Corinthians.
Por Humberto Alencar
Em tempo – A Federação Paulista (FPFM) parabeniza o diretor técnico de regras internacionais pelo excelente trabalho junto ao esporte, cumprimentamos também ao nosso diretor de patrimônio e eventos o Isaias (Tele) que juntamente com o Alencar produziram as mesas com um baixo custo. PARABÉNS.
Agradecemos em especial o Sport Club Corinthians Paulista por sediar os eventos de regras internacionais.