Manoel Carlos conquista VIII Copa André Luís da Regra Dadinho
Copa André Luis de Futebol de Mesa – Regra Dadinho: Uma Oitava Edição Inesquecível
No dia 9 de fevereiro de 2025, o Estádio Municipal Carlos Zamith foi palco de uma competição histórica para os amantes do futebol de mesa, a Copa André Luis da Regra Dadinho. Com a participação de 24 atletas, o evento estabeleceu um recorde de participantes para essa regra, trazendo grandes emoções para os fãs e atletas.

A Copa foi dividida em quatro grupos de seis jogadores, com os quatro melhores de cada grupo avançando para as oitavas de final. O Grupo A contou com nomes como Jean Pierre (Sul América EC), “Barba” (Nacional FC) e Antônio Frota (Banca Forte), enquanto o Grupo B teve figuras como Lioney Cabral (Nacional FC) e Fabiano Nascimento (São Raimundo EC). O Grupo C foi marcado pela presença de Thiago Loreto (Galáxia Jocamar) e Raimundo Miranda (Sul América EC), e o Grupo D, por sua vez, teve o destaque de Manoel Carlos (Banca Forte) e Paulo Souza (São Raimundo EC).

Vamos falar dessa primeira fase, a fase de grupos.
No grupo A, Jean Pierre (Sul América EC), com 15 pontos, foi o grande destaque, garantindo 100% de aproveitamento, vencendo todos os seus jogos. Augusto “Barba” (Nacional FC), Antônio Frota (Banca Forte) e Altevir Almeida (São Raimundo EC) também se classificaram para a segunda fase, mas Jean Pierre (Sul América EC) se manteve imbatível. Davi Holanda (Banca Forte) e Samuel Cunha (Nacional FC), ficaram pelo caminho e foram eliminados.
Já no Grupo B, Lioney Cabral (Nacional FC) foi impecável, vencendo todas as partidas e garantindo a liderança do grupo. Fabiano Nascimento (São Raimundo EC), Luiz Guilherme (São Raimundo EC) e Nazareno Miranda (Sul América EC) também avançaram. Fabiano surpreendeu ao tirar Luiz Guilherme da vice-liderança na última rodada. Os eliminados do grupo foram Estevão Loreto (Galáxia Jocamar) e Naldo França (Nacional FC).

No Grupo C, Thiago Loreto (Galáxia Jocamar) teve uma campanha surpreendente, terminando em primeiro lugar com 10 pontos. Raimundo Miranda (Sul América EC) e Marcos Oliveira (São Raimundo EC) se destacaram, com Marcos sendo o “rei do empate”. Já Jhonata Rosas (Nacional FC), favorito ao título, teve uma decepção, ficando na última colocação e sendo eliminado. Paulo Ricardo (Nacional FC) que garantiu a última vaga do grupo, enquanto Everton Lopes, pelo time do Sul América EC, também foi eliminado.
Fechado o Grupo D, Manoel Carlos (Banca Forte) teve uma fase de grupos tranquila, com 13 pontos, seguido de Paulo Souza (São Raimundo EC) com 8 pontos. Jader Loreto (Galáxia Jocamar) e Hudson Cunha (Nacional FC) também avançaram, com Hudson garantindo a última vaga ao empatar com Paulo Souza. Os eliminados do grupo foram Alberto Alves (Sul América EC) e Adriano Alves (São Raimundo EC).
Fechado a primeira fase, agora seguia-se para as Oitavas de Final.

As oitavas de final trouxeram grandes surpresas e jogos emocionantes. Jean Pierre, com a vantagem do empate, foi derrotado por Hudson Cunha por 1 a 0. Paulo Souza, com vantagem no placar, desbancou Antônio Frota com um 1 a 0. “Barba” também utilizou a vantagem do empate para segurar um 0 a 0 contra Jader. Manoel Carlos impôs uma goleada de 4 a 0 em Altevir Almeida, e Raimundo Miranda venceu Luiz Guilherme por 3 a 0. Nos outros confrontos, Lioney Cabral venceu Paulo Ricardo, vulgo ”RPM”, por 2 a 0. Fabiano Nascimento, no clássico do tufão da colina, derrotou o colega de equipe Marcos Oliveira por 1 a 0, e Thiago Loreto empatou em 0 a 0 com o gestor do trem da Colina, Nazareno Miranda, garantindo sua vaga na próxima fase.
Com fortes emoções, os que ficaram firmes chegavam às quartas para os grandes confrontos. As quartas, os jogos foram disputados com muita intensidade. Paulo Souza venceu Hudson Cunha por 1 a 0, enquanto Manoel Carlos empatou em 1 a 1 com “Barba” e se classificou por ter melhor campanha. Raimundo Miranda, vingando a derrota na final da Recopa, derrotou Lioney Cabral por 2 a 1, e Fabiano Nascimento aplicou um imenso 7 a 1 em Thiago Loreto, desbancando o craque galáctico.
Depois de tantas batalhas e com as emoções a flor da pele, chegava as semifinais, onde os 4 já estavam felizes por conquistar uma bela taça, que foi aprovado em assembleia que seriam as colocações de premiações, do primeiro ao quarto. Assim foi a semifinal: Manoel Carlos empatou em 3 a 3 com Paulo Souza, seu amigo Werminoso, e com isso garantiu a vaga por ter a vantagem do empate. No outro jogo, Fabiano Nascimento, com pouco descanso devido ao trabalho, derrotou de forma surpreendente o favorito Raimundo Miranda por 1 a 0. Sendo assim, Manoel e Fabiano iam para a disputa do título tão esperado.

No meio de tudo isso, tivemos uma final no evento, a do sub-18, pois tivemos 4 atletas menores de 18 anos, mostrando assim a renovação que está ocorrendo na regra. Na final caseira, da Galáxia Jocamar, Jader Loreto venceu o colega de equipe o pequeno Estevão Loreto, filho do nosso amigo Thiago, no empate por 0 a 0. Garantido pela vantagem. Com isso, Jader conquista o seu primeiro troféu no futebol de mesa, fazendo com quê se anime para os próximos eventos. Parabéns, Loreto’s!
Voltando…
Na disputa pelo 3º lugar, Raimundo Miranda garantiu o terceiro lugar ao vencer Paulo Souza por 2 a 1, lembrando que Paulo tinha a vantagem do empate, mas não aproveitou, e Raimundo, com seu Amazonas Supersônico, não contou conversa. A grande final foi eletrizante. Fabiano, que tinha vantagem no empate, não conseguiu evitar a vitória de Manoel Carlos, que venceu por 2 a 1, conquistando seu primeiro título na Regra Dadinho e levando a taça para a Banca Forte. Um título merecido, pois Manoel Carlos foi o melhor ataque da competição com 23 gols, jogando de forma consistente o craque banqueano levou o título para a festa em Flores. Regado de muito Chopp e muita oferta de camisas.

Augusto, Lioney e Jean foram as melhores defesas da competição, com 2 gols sofridos apenas.
Com um total de 77 jogos e 151 gols marcados, a Copa André Luis de 2025 foi, sem dúvida, um evento marcante e repleto de emoção para todos os participantes e fãs do futebol de mesa.
A FEFMAM agradece o apoio de todos, pois não houve falta de nenhum atleta e com este evento, que ficou marcado, quebramos recordes e fortalecemos o futebol de mesa em nosso estado. Agora as atenções ficam para a Copa AMFM, em abril.
Hall de campeões:
2018 – André Luís
2019 – Paulo Souza
2020 – Jhonata Rosas
2021 – Lioney Cabral
2022 – Paulo Souza
2023 – Jhonata Rosas
2024 – Jean Pierre
2025 – Manoel Carlos