Lioney é o campeão amazonense de 3 Toques

E o calendário da regra 3 toques terminou no último domingo do dia 8 de dezembro na sala de botonismo Jefferson Marques. Com grandes jogos emocionantes, tivemos o segundo turno do Amazonense individual com a Taça Amazonas. Foi um dia interior de muito 3 toques. Começando às 08:30, o evento foi até às 17:00, sem parada para o almoço.

A Taça Amazonas contou com a inscrição de 9 botonistas. Pela Jocamar, tivemos Eronido Rogério, Jaime Fartolino, Augusto Costa e Euler Lopes. Pelo o Sul América Raimundo Miranda e Everton Lopes. Nacional levou Lioney Cabral, o São Raimundo o ex-vp Luiz Guilherme e pela Banca Forte, Ulisses Monteiro.

Após sorteio ficaram assim os grupos: Grupo A (Eronildo Rogério, Jaime Fartolino e Luiz Guilherme). Grupo B (Lioney Cabral, Euler Lopes e Raimundo Miranda). Grupo C (Ulisses Monteiro, Augusto Costa e Everton Lopes).

Após os jogos, pelo o grupo A, classificaram-se para as semis da série ouro Eronildo Rogério, em primeiro, e Jaime Fartolino, o melhor segundo colocado. Luiz Guilherme, garantiu vaga nas semis da série prata. Ficou assim os jogos e classificação final da primeira fase:

Já no grupo B, o grupo da morte, Lioney Cabral, com o seu Montreal, passou com facilidade para a segunda fase da série ouro. Euler Lopes e Raimundo Miranda, ficaram pelo o caminho, e foram para série prata. Ficou assim os jogos e a classificação final da primeira fase:

E fechado o grupo C, Ulisses Monteiro como time da bavária, o Bayer, conquistou a vaga para a segunda fase com duas vitórias. Everton Lopes conquistou a última vaga para a série prata. Augusto Costa, com o seu Tubarão Palmeiras, não mordeu nenhuma vaga, e com isso, foi eliminado do certame. Assim ficou o grupo C:

Classificação final 1ª fase:

Fechado a primeira fase, tivemos os confrontos entre Everton Lopes e Raimundo, e Luiz Guilherme e Euler Lopes, nas semifinais da série prata da Taça Amazonas. No jogo dos amigos, Everton eliminou Raimundo nos pênaltis. No jogo normal, empataram em 2 x 2, e após, Atlétique foi melhor vencendo por 2×1, com isso, mostrando mais uma vez, que o Amazonas Supersônico, é freguês do Atlétique Amazonas, no famoso clássico do Japiim. No outro jogo, a seleção Alemã despachou o Atlético Francisca Mendes pelo o placar de 2 a 0, com isso garantiu a vaga na final.

Na disputa do 3º lugar, o Atlético Francisca Mendes fez um jogo duro contra o Amazonas SFC, mas sucumbiu perante a Onça do Japiim, e com isso, o Amazonas SFC conquistou o terceiro lugar pelo o placar de 2 x 1. Já na final, a seleção Alemã venceu de forma tranquila o Atlétique AFC pelo placar de 2 x 0, com isso, o veterano Euler Lopes levou um troféu para casa. Ficou assim a série prata da Taça Amazonas:

Na série ouro, o negócio foi bem agitado, nas semifinais, Eronildo Rogério e Lioney Cabral se enfrentaram e o Montreal despachou o Flamengo – RJ após o empate por 1 x 1. Nos pênaltis, Sepp Mayer foi o nome do jogo e garantiu a classificação. Por 2 x 1. Na outra semifinal, tivemos o mesmo placar, de 1 x 1 por Ulisses Monteiro e o veterano Jaime Fartolino, e nos pênaltis, o Bayer despachou o Steaua, por 2 x 1, com isso o time da Visconde de Porto Alegre se despedia da possibilidade de primeiro título na Federação. Após as semis, o terceiro lugar foi garantido pelo o botão do Flamengo – RJ, de Eronildo Rogério, que venceu facilmente o colega de equipe, Jaime, pela goleada de 4 x 1, garantindo assim um troféu para o Parque das Laranjeiras.

Diante disso, as atenções agora estavam para a grande final entre Ulisses Monteiro e Lioney Cabral, que estavam ambos atrás de fazerem história. Se Ulisses vencesse, como campeão do primeiro turno, levaria a XXI edição do Amazonense, e mais, colocaria o seu nome na história do país como sendo o primeiro botonista a ser campeão amazonense em três regras. Lioney, vencendo o segundo turno e o XXI Amazonense, colocaria seu nome no hall dos campeões em duas regras. Mas vamos falar do jogo.

O jogo entre Montreal e Bayer foi um jogo duro, com grandes chances para ambos, de um lado Sepp e do outro Neuer, que tiveram trabalho para defender os gols. Mas o Bayer abriu o placar, fazendo a festa da torcida banqueana. Mas…em um ato de cinema, o craque mais emblemático do futmesa 3 toques, Mirandinha, o Artilheiro de Deus, no 18º chute, quando já soltavam fogos, em comemoração ao título do Ulisses, cancelou a festa, e em um balaço empatou a partida, no último fôlego existente e possível, e com isso, a Avenida Ayrão explodiu em festa com o gol do craque, e com isso, colocou de volta o Montreal no jogo, levando a disputa do título para os pênaltis.Já nos pênaltis, tivemos mais emoções. Com dois erros de cada, foram para as alternadas, e Sepp mais uma vez, colocou seu nome na história e parou o Bayer, com isso, foi uma explosão de alegria na sede na Avenida Ayrão e o Montreal levantou o título da Taça Amazonas, segundo turno do XXI Amazonense, pelo o placar de 2 x 1. Para alegria de Mirandinha, que caiu aos prantos sendo o herói da partida. A série ouro ficou assim:

Após o final do segundo turno, e com as definições, Ulisses Monteiro e Lioney Cabral se enfrentariam novamente, agora na disputa do Amazonense. Ulisses campeão da Taça Manaus e Lioney Cabral campeão da Taça Amazonas fizeram mais um jogão. Na série Prata, Raimundo, campeão da prata do primeiro turno, e Euler Lopes, campeão da prata do segundo turno, fariam a final do geral da prata.

Então, às 16:30, depois de um domingo cheio, o Amazonas SFC venceu a Alemanha de Euler Lopes pelo o placar magro de 1 x 0. Levando assim o título da série prata. Terminando assim a jornada de ambos.

No mesmo horário, com transmissão ao vivo pela página da federação, o Montreal, de Lioney Cabral, capitaneado pelo herói Mirandinha, meteu 2 x 0 em dois erros do Bayer pela lateral, fazendo com quê ficasse distante o título de Ulisses. Mesmo após três chutes na trave, faltando 4 minutos para o término, em um chute seco cobrindo Sepp, o Bayer entra no jogo diminuindo o placar por pra 1 x 2. Com um jogo envolvendo e atirando o Bayer quase chega ao empate no finalzinho do segundo tempo, com um chute passando ao lado do gol. A última chance de Ulisses, foi no 14º toque, onde teve uma chance após uma falta no meio campo do Montreal, que já estava sendo comemorado na barreira, mas devido ao cansaço, e sentindo a final da Taça Amazonas, o Bayer de Ulisses, desperdiçou o chute levando a bola pra cima do gol e colocando um ‘’ufa’’ na torcida do Montreal. E aproveitando os poucos toques disponíveis, Mirandinha segurou a bola na lateral e levando o Montreal ao alto do pódio e colocando Lioney Cabral, que foi bicampeão amazonense interclubes pela Associação Uirapuru, nos anos 80, ao hall de campeões do 3 toques, e fazendo história em 2024, onde foi campeão Amazonense de Dadinho. Mostrando que é um grande nome do futebol de mesa amazonense.

Fechando o domingo, o atual vp da regra, Eronildo Rogério, agradeceu a presença de todos, agradeceu o trabalho feito pelo o ex-vp, Luiz Guilherme, e informou que no próximo ano, teremos mudanças na forma do calendário. Trazendo a expectativa de mais um ano bom para a regra.

Este evento foi em homenagem ao ex-presidente da Federação e ex-vp da regra 3 toques, Winnetou Almeida, responsável pelo o retorno da regra, e que nos deixou este ano, de forma rápida, e que deixou uma lacuna no futebol de mesa amazonense. Nós, da família do Futebol de Mesa, manteremos sempre o seu nome e a forma de melhor homenageá-lo é manter a chama acesa. Obrigado, Netou!

Parabéns a todos os participantes da regra e que tenhamos um 2025 de muito futebol de mesa. Sucesso neste trabalho, Rogério! E obrigado por toda a dedicação em prol do futebol de mesa.

‘’Futebol de mesa, esse é o nosso esporte “. – Winnetou Almeida.

Texto: Luiz Guilherme Barbosa | Diretor de Comunicação | FEFMAM

Classificação final: