Sul-americano 2024: Palmeiras domina competições por equipes e Abel (Vasco) brilha no Individual
Resumo do Sul-americano por Igor Quintaes
A cidade de Antofagasta, no Chile, foi palco nos dias 12 e 13 de outubro da 11ª edição do Campeonato Sul-americano de Futebol de Mesa, realizado no Colégio Eben Ézer. Organizado com o apoio do missionário Aleksei Faria e sua equipe, o evento reuniu 23 atletas para competições nas seguintes quatro regras: 12 Toques, Sectorball, Subbuteo e Chapas.
Vale destacar que o logotipo, em formato de desenho, desta edição, foi criado por Ana Raquel da Costa Faria, de 20 anos, filha do missionário Aleksei, responsável pelo Colégio Eben Ezer, onde o torneio foi disputado. Ela também pratica o futmesa, porém não pôde participar da competição. O formato de desenho da logotipo é uma homenagem ao trabalho de Aleksei e sua dedicação à formação de novos jogadores de Futebol de Mesa.
A competição teve grande cobertura do canal ‘Mundo Botonista’, com o trabalho incansável e dedicado de Jefferson, de forma remota; e de Pedro Valente, presencialmente, a quem toda a comunidade botonista certamente agradece pela cobertura.
Domínio do Palmeiras nas competições por equipes
O grande destaque do campeonato foi o Palmeiras, que dominou as competições por equipes em três das quatro regras disputadas: 12 Toques, Chapas e Subbuteo. O clube paulista tornou-se o maior vencedor na 12 Toques e desempatou a acirrada disputa com o Vasco da Gama: 5 a 4. O Verdão venceu nos anos de 2014, 2015, 2017, 2019 e 2024.
E o Verdão conquistou seus primeiros títulos por equipes nas regras Subbuteo e Chapas. O time foi também a maior delegação da competição com sete atletas: Quinho, Mauro, Michillin, Diney, Di Cicco, Muratore e Pedro Valente.
No entanto, na regra Sectorball, o Vasco mostrou sua força e, com as vitórias de Abel Cêpa e Igor Quintaes, sagrou-se campeão, ao vencer a Cabami (Chile) por 2 a 0. Este foi o terceiro título cruz-maltino nesta Regra. Venceu nos anos de 2017 e 2019 anteriormente.
O São Paulo foi o vice-campeão da Regra 12 Toques, sendo esta sua primeira vez no Sul-americano e entrando para um grupo seleto de participantes. O Tricolor paulista foi representado por Rafael Gaba, Thiago Lima ‘Tico’, Rodrigo Ramos e Victor Ferreira.
Já os anfitriões chilenos da Casa Batista da Amizade (Cabami) foram representados pelo seu líder, Aleksei, por sua filha Miriã e a turma composta pelo experiente Galindo e pelos jovens Yordan, Fernando, Wylder e Daniel. A equipe foi vice-campeã nas regras Subbuteo, Sectorball e Chapas, além de 3ª colocada na 12 Toques, e demonstrou muita evolução graças ao trabalho de Aleksei no Colégio Eben Ézer, sede da competição.
Resultados individuais
Nas disputas individuais, o Palmeiras continuou seu domínio na Regra 12 Toques, fazendo todo o pódio com:
Campeão:🥇 Quinho (Palmeiras)
Vice-campeão:🥈 Michillin (Palmeiras)
3º lugar:🥉 Mauro (Palmeiras)
Já nas outras três regras – Subbuteo, Chapas e Sectorball – o grande destaque foi o vascaíno Abel, que brilhou e conquistou o título de campeão em todas elas, confirmando seu talento e consolidando o Vasco como uma força no futebol de mesa sul-americano.
Paralelamente ao Sul-americano foi disputada a Copa Deserto do Atacama nas duas regras mais antigas presentes na competição da América do Sul: Subbuteo e 12 Toques.
Rafael Gaba (São Paulo) foi o campeão da 12 Toques. Di Cicco e Diney, ambos do Palmeiras, completaram o pódio na segunda e terceira posições, respectivamente.
No Subbuteo, o campeão foi Muratore (Palmeiras) seguido de Wylder e Aleksei, ambos da Cabami, na segunda e terceira posições, respectivamente.
Ressaltar, nesta edição, também, a presença pela primeira vez de dois atletas do Cepe 2004, de Santos(SP), com a participação de Mário Novaes e Sérgio Pivato.
Ranking Sul-americano Individual
Com os resultados da edição de Antofagasta, no Chile, Victor Heremann assumiu a liderança do Ranking Sul-americano com 2.230 pontos, seguido de Michillin (Palmeiras) com 2.220 pontos e Igor Quintaes (Vasco) com 2.160, que se tornou o único atleta a participar de todas as edições dos campeonatos sul-americanos. Em breve, a Confederação Sul-americana de Futebol de Mesa vai divulgar o Ranking completo e também os rankings das demais regras.
Seleções: Chile é Campeão nas Chapas e Brasil vence nas demais regras
Na disputa entre seleções, o Brasil, que contou com uma delegação de 16 atletas, mostrou sua supremacia ao vencer três nas quatro regras: 12 Toques, Sectorball e Subbuteo. Ao todo, agora, são onze conquistas na regra 12 Toques, quatro no Sectorball, sete no Subbuteo e três na Chapas que teve a seleção chilena como grande vencedora nesta edição.
Com esse resultado, o Brasil reafirma seu protagonismo no cenário sul-americano do Futebol de Mesa, somando mais títulos às suas conquistas históricas.
Uma competição marcada pelo talento e união
O 11º Campeonato Sul-americano de Futebol de Mesa foi um grande sucesso, não apenas pelos resultados nas mesas, mas também pela organização e o espírito esportivo que tomou conta do evento. O Colégio Eben Ézer, sob a liderança de Aleksei, acolheu com carinho todos os competidores, que viveram momentos de intensa competição e camaradagem.
Com o Palmeiras dominando as disputas por equipes, Abel (Vasco) se destacando nas competições individuais e o Brasil conquistando todos os títulos de seleções, o campeonato de 2024 certamente será lembrado como uma das edições mais marcantes da história do Futebol de Mesa sul-americano.
Ressaltar, nesta edição, também, a presença pela primeira vez de dois atletas do Cepe 2004, de Santos(SP), com a participação de Mário Novaes e Sérgio Pivato. E de Éder Sérgio, único atleta do Nordeste presente, representando a AABB, de Caruaru-PE.
Por: Igor Quintaes