Pastilha – Resumo da temporada 2023
Em 2023 a modalidade Pastilha experimentou uma grande evolução devido, sobretudo, ao retorno dos Opens (oito no total) promovidos por vários clubes federados, com o apoio e chancela da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ).
No calendário oficial da FEFUMERJ, o Friburguense Atlético Clube foi o Campeão Estadual de Equipes. No Individual, Guigui (Friburguense) venceu a primeira etapa e Anísio (Friburguense), venceu a segunda etapa e também foi o Campeão Estadual Individual, consolidando a longa tradição do Tricolor da Serra na modalidade!
Terminamos o ano com nove clubes incritos (Bangu, Botafogo, Duque de Caxias, Grajaú Tênis, Light, Fluminense, Friburguense, Olaria e Vasco da Gama) e 32 atletas ranqueados. A capilaridade dos clubes, somada a um trabalho mais intenso de divulgação, atraiu mais atletas e clubes e trouxe novamente a Pastilha aos holofotes do futebol de mesa no Rio de Janeiro.
Nos bastidores, contatos estão sendo feitos com botonistas de todo país para divulgar a modalidade, para que no futuro seja oficializada em outros estados além do Rio de Janeiro e do Ceará e assim possibilite a organização de campeonatos nacionais.
Em 2024 o trabalho continuará intenso, ampliando a divulgação e o número de etapas oficiais, para que a modalidade herdeira direta da origem de muitos brasileiros no futebol de botão, com antigos times plásticos e panelinhas de marcas como Estrela, Gulliver, Canindé, Jofér, Xalingo e tantas outras, que vinham com a bola achatada, possa se expandir cada vez mais!
Texto: Rodrigo Campos | Diretor de Comunicação Pastilha | FEFUMERJ
————————–
Fonte: FEFUMERJ