Bahia defende supremacia no Brasileiro de Futmesa
A Bahia será representada por 36 botonistas no Campeonato Brasileiro de Futmesa, na divisão “liso, um toque” – a mais importante do esporte –, que será realizado entre os dias 3 a 5 de novembro em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A equipe baiana é formada por botonistas que conquistaram inúmeros títulos nacionais – nas categorias “Máster”, “Sênior” e “Adulto” –, que vão enfrentar o desafio de manter a supremacia do estado no esporte.
O Campeonato Brasileiro vai reunir mais de duas centenas de botonistas de pelo menos dez estados brasileiros, e os jogos serão disputados em arenas montadas no pavilhão de convenções de um hotel em Caxias do Sul, durante todo o próximo final de semana. O presidente da Federação Baiana de Futmesa, Luís Eugênio Passos – que disputará o campeonato na categoria “Sênior” -, está otimista com o desempenho dos baianos, diante do nível das últimas competições realizadas no estado, e pela intensidade dos treinamentos dos atletas baianos nos últimos dias.
“Não há dúvida de que, mais uma vez, a Bahia chega como favorita nas três principais categorias – “Adulto”, “Sênior” e “Máster” -, mas é preciso reconhecer que botonistas de outros estados, como do próprio Rio Grande do Sul, do Rio Grande do Norte e de Sergipe têm evoluído muito nos últimos anos”, disse. Para ele, embora favoritos, os baianos vão precisar jogar “muita bola” para vencer estes adversários – que estão empenhados em superar a hegemonia dos atletas do nosso estado.
A delegação baiana é formada por 12 atletas que disputarão na categoria “Adulto”; 13 botonistas na categoria “Sênior” e 11 na categoria “Máster”. Entre os “Adulto” estão botonistas multicampeões, como Diógenes Mota – apontado como o maior craque do esporte, com seis títulos de campeão brasileiro -, Eldenisio Tosta, com três títulos brasileiros, Gabriel Melo e Eduardo Matta (Dudinha) também donos de títulos nacionais.
Além deles, compõem a equipe “Adulto” da Bahia, os botonistas Neydson Júnior, Roberto Fera, Hamilton Júnior, Rodrigo Rigaud, Daniel Cordeiro, Filipe Seixas, Fabrízio Oliveira e Danilo Costa.
A delegação dos botonistas que disputaram o brasileiro entre os “Sênior” estão Jefférson Barbosa, Jorge Campos, Luís Eugênio Passos, Paulo Machado, Raimundo Motta, Luís Américo, José Roberto Pinto, Carlos Brandão, Walter Rodamilans, Walter Ribeiro, Fábio Lustosa e Yuri Pierre.
A equipe “Máster” baiana será liderada pelo atual campeão brasileiro, Cândido Pimentel Neto, e contará ainda com Antônio Sacramento Rocha, Adailton Rebouças Eduardo Carletto, Fernando Bala, Degison Cerqueira, Antônio Paixão Ribeiro, Fernando Fonseca (Ferfon), Walter Teles Filho (Waltinho) e Carlos .
Importante destacar que os principais jogos do Campeonato Brasileiro de Futmesa serão transmitidos por diversos canais de TV que estão na plataforma Youtube, na internet. Entre os quais, os canais baianos “Bala na Rede” (pioneiro do futmesa no Brasil) .
Por: Demóstenes Teixeira