Nota Bola 12 Toques

Conforme já dito, a posição dessa vice-presidência sempre foi a de adiar todo o calendário nacional, conforme foi feito com eventos internacionais, de 2020 para 2021, mantendo as mesmas sedes, e dedicar o segundo semestre ás possíveis competições regionais, isto posto, passamos a informar que:

O Campeonato Brasileiro Individual, que aconteceria entre os dias 11 e 14 de junho, na cidade de São Paulo (SP), com sua sede confirmada no clube São Paulo FC, está adiado para os dias 3, 4, 5 e 6 de junho de 2021 e será realizado na cidade de São Paulo (SP), tentaremos manter a sede. As sedes subsequentes serão postergadas para os anos seguintes, a saber:

2022 - Rio de Janeiro,
2023 - Paraná,
2024 - Rio Grande do Sul e
2025 - Pernambuco

A Copa do Brasil, que aconteceria em Londrina (PR) e que estava marcada para os dias 5, 6 e 7 de setembro, a pedido da Federação Paranaense de Futebol de Mesa, está adiada para os dias 4, 5, 6 e 7 de setembro de 2021 e será realizada também em Londrina (PR). As sedes subsequentes serão postergadas para os anos seguintes, a saber:

2022 - Rio Grande do Sul,
2023 - Santa Catarina,
2024 - Pernambuco e
2025 - São Paulo

O Campeonato Brasileiro de Clubes, a ser realizado em Caruaru (PE), está mantido. Entretanto, de acordo com a Federação Pernambucana de Futebol de Mesa, haverá muita dificuldade para a sua realização. Aguardemos o pronunciamento da Federação Pernambucana sobre a manutenção ou adiamento da competição.

Quanto às atividades das federações a partir do momento da liberação dos órgão governamentais, elas podem ser iniciadas em cada estado. O procedimento interno de cada federação fica a critério de cada uma delas.

A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) não se responsabiliza por eventuais prejuízos que possam acontecer no caso de vier a acontecer quaisquer competições. A realização é de total responsabilidade da federação sede.

Lembramos que devemos agir com a razão e não com a emoção. São decisões importantes e cada federação pode e deve agir da melhor forma.

Agradeço a compreensão de todos e espero que pasemos com saúde por este difícil momento. Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,

José Jorge Farah Neto
Vice-presidente | Bola 12 Toques | CBFM