Convidado pela produção do programa, o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), Sr. Robson Marfa, compareceu na manhã desta terça-feira (14/01/2020) ao “Encontro com Fátima Bernardes”, na TV Globo, para falar sobre o tema da inclusão feminina no Futebol de Mesa.

Para tanto, Robson esteve acompanhado da Sra. Eliane Vicente, esposa de Jonas Vicente, atleta do Botafogo FR, que relatou um pouco de suas próprias experiências pessoais.

Impossibilitado de utilizar a camisa da CBFM, por normas de merchandising da emissora, e com as férias da apresentadora titular, Robson foi entrevistado por André Curvello e Patrícia Poeta, seus substitutos, e pôde falar um pouco sobre a Confederação Brasileira e suas competições, não lhe sendo permitido estender-se mais, por limitações de horário, dando-se preferência ao enfoque da pauta.

Após um link com São Paulo, onde um grupo se reúne informalmente para disputar campeonatos exclusivamente femininos, Eliane contou sobre sua vivência no esporte, ao lado de seu marido, e sobre a participação feminina, cada vez maior:

– “Futebol de Mesa é coisa de mulher, sim! A mulher pode estar, onde ela quiser estar. Tem que rever esse preconceito. Seja na profissão, ou no esporte, não tem que haver preconceito nenhum! A mulherada pode vir jogar, pode jogar Futebol de Mesa, sim, que é para todas as idades”.

Na sequência Robson e Eliane iniciaram uma demonstração, com botões e mesas oficiais, que infelizmente foi rapidamente desvirtuada pelos apresentadores e seus convidados que, compreensivamente, tiveram certa dificuldade e trocaram o material oficial por botões e goleiros de plásticos, comuns entre as crianças mas que, infelizmente, não retratam a realidade da modalidade como esporte. Nem a Mesa Klopf escapou das normas de merchandising estabelecidas pela Rede Globo e teve sua logo coberta.

O programa encerrou-se ao som da banda baiana Psirico e já está disponível na plataforma da emissora, para quem desejar ver (ou rever):

https://globoplay.globo.com/v/8234961/

Texto: Marcelo Coutinho