Círculo Militar (SP)

Foi realizado nos dias 15, 16 e 17/11/2019 o Campeonato Brasileiro Interclubes da modalidade Bola 12 Toques na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). A competição foi jogada nas categorias Adulto e Máster.

Na categoria Adulto as equipes foram divididas em três grupos cada qual com seis (6), sendo que oito (8) equipes se classificariam para a fase de quartas de final, os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros lugares. Botafogo e Flamengo, infelizmente, não puderam avançar para a fase seguinte e disputaram a segunda divisão embora a equipe alvinegra tenha se classificado em terceiro lugar em seu grupo.

A fase de quartas de final teve dos seguintes resultados:
Vasco da Gama (RJ) 23 x 20 Dom Pedro II (PR)
Sete de Setembro (SP) 26 x 17 Clube Verde (PR)
Círculo Militar (SP) 30 x 12 Corinthinas (SP)
Palmeiras (SP) 31 x 13 Friburguense (RJ)

A fase semi final teve os seguintes resultados:

Vasco da Gama (RJ) 30 x 15 Sete de Setembro (SP)
Círculo Militar (SP) 40 x 07 Palmeiras (SP)

Por sua vez, na segunda divisão, o Botafogo vencia por 25 x 22 a semi final contra o Meninos (SP) e se classificava para a final contra o Cisplatina (SP).

Na grande final da primeira divisão o Vasco da Gama, que anteriormente havia vencido todos as suas partidas e foi para essa final com a vantagem do empate, perdeu para o Círculo Militar (SP) por 25 x 22 em uma jogada de último “chute”, executado pelo experiente atleta Quartim da equipe paulistana. O Vasco da Gama buscava o tricampeonato brasileiro adulto, sendo assim, foi sua terceira final consecutiva. Apesar do resultado o clube carioca lidera o ranking brasileiro com 750 pontos, seguido do Círculo Militar (SP) com 620 e pelo Corinthinas 535.

Na grande final da segunda divisão o Botafogo foi derrotado pela equipe paulistana do Cisplatina (SP) peo placar de 25 x 19.

No Campeonato Brasileiro de Clubes da categoria Máster o Rio de Janeiro não enviou representantes. O campeão foi o Corinthinas (SP) que derrotou na final o Dom Pedro II (PR) pelo placar de 26 x 20.

O ranking brasileiro da categoria, que é liderado pelo Corinthinas (SP) com 750 pontos, seguido pelo Maria Zelia (SP) com 470 pontos. 

No Campeonato Brasileiro de Clubes da categoria Máster o Rio de Janeiro não enviou representantes. O campeão foi o Corinthinas (SP) que derrotou na final o Dom Pedro II (PR) pelo placar de 26 x 20.

O ranking brasileiro da categoria, que é liderado pelo Corinthinas (SP) com 750 pontos. Vasco da Gama (RJ) e America (RJ) cairam, respectivamente, para a terceira e quarta colocações por náo terem participado da competição em 2019.

Texto: José Carlos Cavalheiro