Carta Convite

 

Estamos oficializando convite a todas as Federações, seus Clubes e atletas, independente da modalidade a qual se dediquem, para a participação no I Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa (modalidade Chapas) e VII Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa (modalidade Subbuteo) que serão realizados de forma conjunta, tendo a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) como organizadora do evento.

A competição acontecerá no Rio de Janeiro, na sede social do Bangu Atlético Clube, no bairro de mesmo nome situado na Av. Cônego de Vasconcelos, 549.

 

O CHAPAS é uma modalidade de futebol de mesa europeia originária da Espanha que vem sendo espalhando rapidamente por vários continentes. A América do Sul tem sido o maior referência na expansão da modalidade e hoje países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela e Uruguai adotam a regra.

A CBFM este ano organiza o 1º Campeonato Brasileiro de Chapas após histórico recente de conquistas internacionais.

 

 

A primeira experiência Brasileira com a modalidade foi durante o Sul Americano de 2017 disputado em Córdoba na Argentina onde o Brasil venceu a competição nas categorias individual e seleções, em 2018 desta vez no Sul Americano realizado no Rio de Janeiro, o Brasil venceu todas as categorias da modalidade (individual, equipes e seleções) e este ano em Buenos Aires na Argentina em outubro o Brasil novamente estará presente na disputa do Sul Americano nesta modalidade.

O SUBBUTEO é uma modalidade europeia de futebol de mesa, e foi implantada no Brasil também com o intuito de difundirmos uma modalidade brasileira no continente europeu e americano, fato este que já ocorreu com a realização de Campeonatos Sul americanos de Futebol de Mesa na modalidade 12 toques e diversas competições com a participação de atletas estrangeiros em solo brasileiro.

A CBFM encontra-se devidamente filiada a Federation International Sports Table Football (FISTF), conforme pode-se verificar através de uma visita ao site www.fistf.com. O Subbuteo vem expandindo-se no Brasil  e esse ano realiza seu 7º Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro, cidades como Londrina-PR, São Paulo-SP, Brasília - DF e o próprio Rio de Janeiro-RJ já sediaram edições em anos anteriores o torneio.

O Brasil já participou de 9 (nove) campeonatos sul americanos da modalidade (Buenos Aires 2010 – Rio de Janeiro 2011 – Rosário 2012 – São Paulo 2013 – Rosário 2014 – Curitiba 2015 – Antofagasta 2016 – Córdoba 2017 ­– Rio de Janeiro 2018), sendo certo que, em 2019 o Sul americano encontra-se agendado para a cidade de Buenos Aires na Argentina no período de 11 até 13 de Outubro.

Importante lembrar que o Brasil participou com sua seleção na Copa do Mundo realizada na Bélgica em 2014 e com atletas nas categorias individuais nas Copas de 2009 na Holanda, 2014 na Bélgica, 2015 na Itália e 2017 na França.

 

 

A VP de Regras Internacionais da CBFM informa o seguinte cronograma para o evento:

LOCAL:

BANGU ATLÉTICO CLUBE
Sede Social
Av. Cônego de Vasconcelos, 549, Bangu
Rio de Janeiro – RJ


DATA DO EVENTO: 24 e 25 de Agosto de 2019.

24 de Agosto – SUBBUTEO
09:00 horas – Campeonato Brasileiro Individual
14:00 horas – Campeonato Brasileiro Interclubes

PRÊMIOS:
Os participantes receberão a seguinte premiação:
Individual: Troféu de 1º ao 4º Lugar e medalhas 5º até 8º.
Clubes: Troféu ao 1º, 2º e 3ºLugares.

 

25 de Agosto – CHAPAS
09:00 horas – Campeonato Brasileiro Interclubes
14:00 horas – Campeonato Brasileiro Individual

PRÊMIOS:
Os participantes receberão a seguinte premiação:
Individual: Troféu de 1º ao 4º Lugar e medalhas 5º e 6º.
Clubes: Troféu ao 1º, 2º e 3ºLugares.

 

TAXA DE INSCRIÇÃO:
R$ 85,00 (Oitenta e cinco Reais) por participante. Uma única taxa de inscrição dará direito ao participante de disputar TODOS os campeonatos.

 

O prazo de inscrição encerra-se no dia 12/08/2019. Cada federação deverá enviar a relação dos seus atletas por e-mail, para:

marcelo.ramalhete@globo.com;

damasdematos@gmail.com;

marcelocoutinhoesantos@hotmail.com

abelcepa@gmail.com

 

A relação deverá ser preenchida com:
Nome completo,
Categoria (s) – Clubes e/ou Individual,
Clube,
Cidade,
Estado.

Com cópia do respectivo recibo de depósito no total das inscrições.

Só serão aceitas inscrições de atletas devidamente cadastrados na CBFM, em qualquer modalidade, em suas respectivas Federações Estaduais que estejam devidamente regulares junto à confederação.
Junto com a relação de atletas inscritos, cada Federação deverá indicar dois nomes (titular e suplente) do seu estado, podendo ser de atletas inscritos ou não na competição, para serem os
representantes da Federação na Comissão de Disciplina caso ela venha a se reunir para julgar alguma ocorrência.

 

CONTA PARA DEPÓSITO:

Banco do Brasil
Agência – 0729-3
Conta Poupança – 79.634-4  VAR:51
Abel Felipe Derocy Cêpa
CPF 081.646.927-00

 

Os recibos serão entregues durante a competição para os representantes dos Clubes ou Federações.

A CBFM não irá fazer nenhum tipo de convênio específico para este evento.

Atenciosamente,

Robson Fabrício Marfa | Presidente da CBFM
Marcelo Lages Ramalhete | Vice-Presidente de Regras Internacionais da CBFM
Abel Felipe Derocy Cêpa | Modalidade Chapas
Daniel Damas de Mattos | Modalidade Subbuteo