Álvaro Sampaio FilhoÉ com profundo pesar que informamos o falecimento, no último domingo (26/05/19) do amigo botonista da modalidade 3 Toques Álvaro Sampaio Filho.

Residente em Brasília, Álvaro Sampaio Filho nasceu em Aracaju (SE), no dia 8 de novembro de 1937.

Começou a jogar botão por volta de 1947, com 10 anos, de maneira muito incipiente, com botões de capa, de tampa de relógio e de galalite. 

A regra de três toques surgiu para Álvaro através de um anúncio publicado no Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro, em julho de 1981. Escreveu para o endereço indicado e, aproximadamente dois meses depois foi contactado por Sérgio Netto, então residente em Brasília, que o convidou a conhecer a regra e o pessoal que já jogava.

Desde o seu início, encarou o futebol de mesa como coisa séria. Adquiriu um time oficial, deu-lhe o nome de “All Stars” e inscreveu-se pela primeira vez numa competição oficial da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa, o III Torneio Aberto de Futebol de Mesa de Brasília, que foi disputado por 30 técnicos, de 22 de agosto a 3 de outubro de 1981. Ficou com o vice-campeonato, perdendo o primeiro posto para Orly Urach, da UDF.

Além de jogador, Álvaro sempre foi preocupado com os problemas fora das mesas e procurava participar de tudo o que pudesse tornar mais organizado o nosso futebol de mesa. Assim foi que, rapidamente, tornou-se Secretário da Federação Brasiliense, representante da então Confederação Brasileira de Futebol de Mesa para a Região Centro-Oeste e também fazia parte do Tribunal de Justiça Desportiva da C.B.F.M.

Foi eleito Presidente da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa em 5 de outubro de 1983, para um mandato de dois anos.

Em 30 de abril de 1989, em Belo Horizonte (MG), por ocasião do IX Campeonato Brasileiro Interclubes, foi aclamado Presidente da Associação Nacional de Futebol de Mesa (equivalente à Confederação Brasileira de Futebol de Mesa – Modalidade 3 Toques).

Colaborou de forma decisiva para uma maior divulgação do nosso futebol de mesa ao fazer parte das equipes redatoriais dos boletins O Confederado (1985) e Bola Na Mesa (1989), dentre outros.
A última competição oficial disputada por Álvaro foi o 3º Masters Series de 2005 - Copa Alvorada, no dia 30 de abril de 2005.

O velório ocorrerá hoje, 27/05/19, de 13:30h às 16h, na capela 6 do Cemitério Campo da Esperança (Brasília – DF).

SALA DE TROFÉUS DE ÁLVARO SAMPAIO FILHO
Campeão do I Torneio de Futebol de Mesa da AABB-Recife - 1984;
Campeão do I Torneio Asa Norte/Flama, em 1985; 
Campeão do 10º Campeonato Brasiliense Interclubes, defendendo a ASBAC, em 1991.

Texto:  José Ricardo Almeida