HOJE É DIA DO BOTONISTA

Hoje é o Dia do Botonista. Essa data é comemorada no dia 14 de fevereiro por ser o aniversário de Geraldo Cardoso Decourt. 

Geraldo Cardoso Decourt nasceu em 14 de fevereiro de 1911, em Campinas, Estado de São Paulo. Ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro e aos 11 anos de idade aprendeu com amigos o jogo que faria parte de sua vida.

Em 1929 organizou o jogo e o batizou de Football Celotex. Assim era chamado pelo material que eram feitas as mesas para a prática, importado da The Celotex CO, de Chicago - EUA. No ano seguinte publicou o primeiro livro com as regras, denominado de Regras de Football Celotex. A publicação foi divulgada por vários jornais importantes da época, como O Globo e A Noite, o que ajudou a divulgação do jogo.

Na década de 1940 Decourt voltou a morar em São Paulo e chegou a ficar afastado por conta de inúmeros trabalhos, mas em 1957 o ex-pugilista e praticante do Futebol de Mesa Éder Jofre lhe fornece o endereço do Grêmio Dramático Luso-Brasileiro, onde muitos botonistas reuniam-se para jogar.

No ano de 1975, após décadas de dedicação ao que já era conhecido como Futebol de Mesa, Decourt funda a Botunice. A associação foi criada junto com outras pessoas, entre elas seu grande amigo e colaborador Antonio Maria Della Torre.

Em 1982, após sete anos, a Botunice chegava ao fim, quando reunia mais de 50 associados. Neste mesmo ano Decourt compôs o Hino do Botonista, gravado em fita K7 e distribuído em apenas quinze cópias que hoje são consideradas uma preciosidade entre os botonistas.

Já em 1988, Decourt e todos os praticantes de Futebol de Mesa conseguiram realizar o sonho de verem o Futebol de Mesa reconhecido pela Connselho Nacional dos Desportos (CND) como esporte amador. Isso foi possível graças a dedicação de Della Torre.

Geraldo Cardoso Decourt, entre outras ocupações, era pintor. Foi considerado por Paulo Mendes de Almeida um dos - primeiros abstracionistas do Brasil -. Flamenguista de coração, o "Papa do Futebol de Mesa" faleceu no dia 24 de maio de 1998. Em 2001 o Governador de São Paulo Geraldo Alckimin oficializou a data de aniversário de Decourt como Dia do Botonista. Atualmente, a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) também reconhece a data.

Texto originalmente publicado no site http://www.futmesario.com por Gabriel Adão, atleta do America FC do Rio de Janeiro.