A Vice-Presidência de Regras Internacionais da CBFM confirmou na data de ontem (28/11/17) a mudança de sede do próximo Campeonato Mundial, que estava previsto para ser realizado no Japão.

Sede do Campeonato Mundial de Subbuteo em 2001, ocasião em que a competição foi realizada na cidade do Porto, após 17 anos Portugal voltará a sediar o evento máximo do Futebol de Mesa internacional, desta vez recebendo o Campeonato Mundial das modalidades Sectorball e 12 Toques, incluindo a disputa do Campeonato Mundial Interclubes.

Não houve mudança na data de realização, sendo mantido o período de 15 à 18 de novembro de 2018.

O Campeonato Mundial de 2018 será realizado no Pavilhão Desportivo do município de Moita, vila que, banhada pelo Rio Tejo, pertence ao Distrito de Setúbal e integra a Área Metropolitana da Grande Lisboa.

A última edição do evento foi realizada na cidade de Debrecen, na Hungria, tendo a Romênia como campeã na modalidade Sectorball e o Brasil na modalidade 12 Toques. Nas categorias individuais, o húngaro János Koczor, atleta do Testvériség, e o brasileiro Jefferson Genta, do Palmeiras, foram os campeões no Sectorball e no 12 Toques, respectivamente.

Já o Mundial Interclubes foi realizado pela última vez em 2016, no Rio de Janeiro, e teve como campeões o Testvériség, da Hungria, no Sectorball e o Palmeiras, do Brasil, no 12 Toques.

A expectativa da organização, pela posição central privilegiada de Portugal e pela melhor facilidade de acesso, tanto para europeus quanto para sul-americanos, é de que o próximo Campeonato Mundial possa chegar a superar os números da edição de 2012, realizada no Rio de Janeiro, quando foram registrados o recorde de 11 países e 160 atletas participantes.

- Pela CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa):

Robson Marfa
Presidente

Marcelo Lages
Regras Internacionais

Jorge Farah
12 Toques

Marcelo Coutinho
Sectorball

- Pela ISF (International Sectorball Federation):

Imre Horváth‎
Presidente

István Mártonfi
Vice-Presidente