A Confederação Sul-americana de Futebol de Mesa realizará nos dias 8, 9 e 10 de Outubro o VII Sul-americano de Futebol de Mesa. A "Libertadores" do Futebol de Mesa será disputada pela primeira vez no Chile, mas precisamente na cidade de Antofagasta. 

ANTOFAGASTA é a quinta cidade mais povoada do país, atrás das cidades de Grande Santiago, Grande Valparaíso, Grande Concepción e Grande La Serena. Antofagasta é conhecida popularmente no Chile como a Pérola do Norte. Durante os últimos anos, Antofagasta incrementou sua oferta turística, como uma medida para reter aos turistas que passam pela cidade, com destino a outras localidades como San Pedro de Atacama. A competição terá como sede o Colégio Eben Ezer, situado na Rua Vladimir Saavedra, 785.

Na modalidade Subbuteo o super clássico das Américas promete fortes emoções em terras chilenas, empatados em número de conquistas, 3 (três) para cada, Argentina e Brasil sempre chegaram às conquistas em seus respectivos territórios e pela primeira vez disputarão o título em "campo neutro". Buscando surpreender teremos a seleção chilena, que será capitaneada por Riccomagno, campeão sulamericano em 2014 na categoria individual.  

Na disputa interclubes o CR Vasco da Gama tentará seu quinto título e contará com a base vencedora das últimas edições. Outro gigante na modalidade, a equipe argentina do Rosário, duas vezes campeã, tentará levar o título novamente para Argentina. A estreante CABAMI do Chile e a S.E Palmeiras tentarão surpreender os favoritos. Na categoria individual, aparecem como favoritos, os argentinos Cláudio Murcilli e Sebastian Pesci, os brasileiros Daniel Mattos e Marcelo Lages, o chileno Riccomagno e o peruano Bozzano.

Na modalidade 12 Toques o Brasil segue com amplo favoritismo, tendo vencido todas as edições sendo pouco provável a perda de sua hegemonia em território chileno. Argentina e Chile demonstram evolução e devem travar um grande duelo para chegar a final.

Na disputa interclubes o Palmeiras, atual bicampeão tentará o tricampeonato e terá como adversários o CR Vasco da Gama (campeão em 2012 e 2013), o Rosário da Argentina e a CABAMI do Chile. No individual muitos atletas podem chegar ao título, mas as atenções iniciais estarão voltadas para Jefferson Genta (atual campeão Mundial) e Alex Bahr (campeão sul-americano em 2013).

Em ambas as modalidades será realizado em paralelo a disputa do sul-americano a Copa Deserto do Atacama. 

 A organização do evento preparou um troféu rústico para a copa, que representa La Portada, um dos cartões postais da cidade de Antofagasta.