Esporte genuinamente brasileiro, o futebol de mesa conta com uma legião de fãs pelo país afora. É gente que toma gosto pelo jogo de botão ainda na infância e carrega essa paixão por gerações, passando aos seus filhos e netos. A partir de agora, Campo Grande ganha um local aberto ao público e inteiramente dedicado à modalidade. O Shopping Bosque dos Ipês e a Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul abrem nesta sexta-feira (9) as portas da Loja Fefumems.

A Loja Fefumems será o principal ponto de encontro desses apaixonados por futebol de mesa na cidade. O local conta com mesas oficiais e times para a prática do esporte. Não importa a idade: seja adulto ou criança, todos podem jogar. Para quem já brincou na infância, vale relembrar os bons tempos. E para a garotada que ainda não conhece, o universo do jogo de botão está pronto para ser desbravado! Nossos colegas e voluntários estarão à disposição para ensinar como se joga nas regras atuais.

Além de ser um espaço para reunir a turma e fazer novos amigos, a Loja Fefumems também vai receber competições oficiais. Fique ligado no calendário oficial da federação (www.fefumems.org.br) para saber quais são os próximos eventos. Você também pode ser um craque do futmesa!

Serviço
Loja Fefumems
Onde: Shopping Bosque dos Ipês - 2º piso - próximo ao Acesso A
Funcionamento: sextas-feiras a partir das 18 horas
Informações: www.fefumems.org.br
Telefone: (67) 99210-8981 / 99217-7632
E-mail: futeboldemesams@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/fefumems

Sobre a Fefumems

Fundada em 2012, a Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (Fefumems) organiza competições oficiais e é responsável por manter acesa a chama do esporte em nosso estado. Contamos com cerca de 100 jogadores cadastrados em Campo Grande e cidades do interior. Em 2013, promovemos a 6ª edição do Campeonato Brasileiro da regra dadinho, com a participação de 56 botonistas de seis estados do país.

História do esporte
O paulista Geraldo Cardoso Decourt escreveu o primeiro livro de regras para jogo de botão que se tem notícia, por volta de 1930. Por isso ele é considerado o "pai" do futebol de mesa. Naquela época, usavam-se botões de roupa como jogadores, daí surgiu o nome do esporte.

O futebol de mesa é considerado esporte de alto rendimento desde a década de 1980. No país, está organizado formalmente em uma confederação e outras 18 federações estaduais. Estima-se que haja mais de 2 mil jogadores federados, além de um incontável número de praticantes amadores em todas as partes do Brasil. 

O interessante é que cada região tem a sua variante do jogo, com regras específicas e modos de praticar bem distintos. No Rio de Janeiro, o forte é o dadinho. Já em São Paulo, é a bola de feltro que impera. No Rio Grande do Sul e na Bahia, a pastilha é quem domina. Em meio a tantas variações, a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) reconhece quatro regras oficiais: dadinho, 12 Toques, 3 Toques e 1 Toque. Há ainda outras duas experimentais: Sectorball e Subutteo.