O maior centro comercial de Pernambuco, o Shopping RioMar Recife, vai receber os botonistas. Vais ser o Espaço Futmesa RioMar, evento organizado pela Federação Pernambucana de Futebol de Mesa – FPEFM, em comemoração dos seus 30 anos, aos 19 de julho e terá o apoio do RioMar. O evento terá sua abertura no sábado, 19 de março, e prosseguirá até o dia quatro de abril.

Para o presidente da FPEFM, Éder Sérgio, “o evento é um marco importante para divulgação do futebol de mesa em Pernambuco e de seus clubes”. Éder ainda elogiou muito o espaço de eventos do Shopping RioMar e todo apoio que o desporto vem recebendo. “Fico feliz por perceberem a importância desse desporto por sua História e por não fazer distinção de idade e sexo, ideal para outros tipos de aprendizado”. O presidente ainda enalteceu a ajuda que recebeu da AFM Caxias do Sul, que cedeu fotos históricas, catalogadas pelo mestre Adauto Celso Sambaquy. As fotos vão compor a exposição FPEFM 30 anos.

O evento foi dividido em quatro módulos: brincadeiras e aprendizado, exposição FPEFM 30 anos, treinos de equipes e torneios. Dentre os torneios, o RioMar vai receber a segunda etapa do Campeonato Pernambucano 1T.

Os clientes, então, vão ter a oportunidade de brincar e aprender as regras oficiais de dadinho, 12T e 1T. Estarão disponíveis 10 mesas de dadinho e 12T e seis de 1T, com instrutores para ensinar um pouco das duas regras. Quem não tiver times não vai ter problema, a FPEFM vai disponibilizar, junto com seus clubes afiliados, times para os interessados.

Haverá ainda, uma exposição com fotos e times de todas as modalidades, mostrando a evolução da brincadeira ao desporto. Pernambuco, um dos fundadores da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa - CBFM, tem grande participação na evolução e criação de regras e um setor vai ser dedicado às seleções dos anos de 1970 (vice-campeã em 1970 e campeã em 1971), com os saudosos Antônio Pinto, Hélio Pitanga, Ivan Lima, Zezito Falcão, Rodolfo Albuquerque, Rafael Alves e Marcelo Tavares.

Um dos destaques é a parte que contará a História do Campeonato Brasileiro que, de 12 a 15 de novembro, será sediada no Recife em sua regra 1T.

 

Várias equipes estão programando treinos para a semana desse evento, dentre elas, o Santa Cruz (atual campeão da regra 1T) e o Sport Recife (atual vice-campeão da 1T), bem como na regra 12T também. Esses clubes são parceiros do projeto e cederam seus campos para o sucesso do evento. Mas outros clubes também vão aproveitar a oportunidade de interagir com o público em geral: AABB-Caruaru, APCEF-Caruaru, Nacional Belo Jardim, Liga Jardim Brasil, Olinda Futmesa, Recife Arena, ZZ Futmesa, Associação Aliancense.

O evento ainda vai servir para a federação formar um cadastro de interessados em aprender ou jogar futmesa. De acordo com o vice-presidente da regra 1T, Hélio Ferreira, o cadastro vai servir para aumentar os quadros dos clubes. “Vamos cadastrar os interessados por região e compartilhar isso com os clubes afiliados para que estes possam contactar e recepcionar os futuros botonistas”, explica Hélio.

Então, não perca tempo e leve o máximo de pessoas para conhecer o futebol de mesa.