LIGA AZTECA DE FUTEBOL DE MESA

BREVE HISTÓRICO DA LIGA AZTECA DE FUTEBOL DE MESA

A Liga Azteca de Futebol de Mesa – LAFM foi fundada no ano de 2013 por um pequeno grupo de Brasileiros moradores da Cidade do México, colegas de trabalho de uma grande empresa Brasileira no exterior.

 

Naquele ano foram realizados alguns Torneios Internos e Um Torneio Internacional, contando com a presença de outros colegas de empresa de países da América do Sul/Central.

 

No ano seguinte, mais adeptos do FUTMESA integraram-se ao grupo e assim foi realizado o primeiro campeonato da LIGA AZTECA, divido em Series A e B, em que sagraram Campeões, pela Série A o SANTOS de Luiz Gordilho e pela Serie B o FLUMINENSE do Embaixador Marcos Raposo. Foi também realizado o Segundo Torneio Internacional da LIGA, contando com a presença de um convidado vindo diretamente da Bahia – Paulo Machado, que terminou vencendo a competição daquele ano.

 

Em 2015 promoveu o Terceiro Torneio Internacional e o Segundo Campeonato da LIGA, Séries A e B, sagrando-se campeão da Série A o VITÓRIA de Paulo Sá e da Série B o BAHIA de Edson Ferreira.

 

Este ano, as atividades iniciaram ontem 13/02/16 com o Torneio Início que também contou com a presença de um convidado do exterior, Celso Machado, que, em passeio pelo México nos brindou com sua presença. O grande campão do Torneio foi o Barcelona – Luis Weyll, em segundo lugar o Palmeiras de Vitor Facciola e em terceiro o Vitória de Paulo Sá.

 

REGRA / REGULAMENTO

A regra é baseada na regra brasileira de um toque, contudo com algumas adaptações, entre outras: É permitido até dois toques pelo mesmo técnico, porém somente um toque com o mesmo jogador; jogador fora de campo só retorna em tiro de meta ou gol; o tempo de jogo é de 24 minutos dividido em dois tempos de 12 cada; para participar do campeonato 2016 haverá uma “prova” de conhecimento do regulamento, aqueles reprovados não poderão jogar. Este ano tanto a Série A como a Serie B contarão com 13 participantes cada.

 

TIMES

A grande maioria dos times foi fabricada pelo artesão Nivaldo – Bahia, um dos campos foi fabricado por outro artesão baiano – Carlinhos Taio, estando desta forma com equipamentos de mesmo porte daqueles produzidos para dezenas ou centenas de técnicos no Brasil.

 

CAMPEONATO 2016

Disputarão o campeonato do ano 2016:

Pela Seria A

NOME TIME QUE REPRESENTA

Luis Weyll BARCELONA

Vito Facciolla PALMEIRAS

Paulo Sa VITORIA PS

Roberto Bischoff GREMIO

Paulo Hugo INTERNACIONAL

Luiz Gordilho SANTOS

Gleiber Faria CRUZEIRO

Edson Ferreira BAHIA 88

Antonio Galvão BAHIA AG

Helder Campomizzi VASCO

Stefan Lepecki ATLETICO MG

Mauricio Prado BAHIA MP

Alberto Wanderley BRASIL

 

Pela Serie B

NOME TIME QUE REPRESENTA

Farid Feldberg CORINTHIANS AL

Paulo Vinhas VITORIA PV

Elton Machado PALESTRA ITALIA

Eduardo Rozendo GALICIA

Paulo Levita YPIRANGA

Sergio Gomes CORINTHIANS

Fernando Lynch NÁUTICO

João Solano FLUMINENSE

Dirceu Ferrari SÃO PAULO

Oscar Negrão CORITIBA

Frederico GALO - ATLETICO MG

Reinaldo Souza TIGRES DO MEXICO