America Na competição que abriu o calendário da modalidade o "Sangue" falou mais alto, America sagrou-se campeão do Torneio Início 2016.

Em um campeonato onde as equipes puderam ser divididas em A e B e houve também a participação de Ligas Amadoras (NLFB) e ao fim contou com um total de 19 equipes, divididas em 3 grupos com 5 clubes e 1 com apenas 4, disputando jogos de ida e volta, em busca das 2 vagas por grupo para a fase seguinte, evitando nesta fase o confronto direto de clubes que foram divididos, para uma maior lisura ao torneio.

Ao fim de 8 rodadas da primeira fase, classificaram para as Quartas-de-Final: River FC (A e B), CR Flamengo (A e B), CR Vasco da Gama (A e B), Resende FM e America FC (A). America FC, CR Flamengo (A e B) e CR Vasco da Gama (A) avançaram às semifinais, que por sinal foram disputadíssimas, com um duplo empate em 2 x 2, CR Vasco da Gama (A) e CR Flamengo (A) sucumbiram para CR Flamengo (B) e America FC (A) respectivamente, por conta da campanha na fase inicial. 

Na disputa de 3° Lugar, novamente o CR Vasco da Gama e CR Flamengo, reeditaram o tão aclamado "Clássico dos Milhões" do futebol de campo, muita rivalidade e história na mesa e novamente terminou empatado, desta vez em 1 x 1, demonstrando o tamanho equilíbrio entre as duas equipes, porém o empate favorecia o clube da Gávea e o CR Flamengo (A) terminou com o 3º lugar, ficando o CR Vasco da Gama (A) em 4° lugar, mostrando que o Gigante da Colina despertou e está chegando cada vez mais forte.

A grande final foi uma espécie de reedição da final da Copa Rio Equipes 2015, O "Sangue" americano contra o "Urubu-Rei" da Gávea, além do clima de amizade que pairava nas 4 mesas da disputa, rondava também uma vontade de revanche pelo lado rubro-negro, pois o mesmo America FC venceu a Copa Rio em cima do CR Flamengo.

Uma final eletrizante, onde quem vencesse iria abrir o ano de 2016 com um título, ambos atletas demonstravam frieza nas jogadas e não deixavam que a tensão dominasse a partida. Ao fim da partida o America FC foi arrasador, impecável, sagrando-se campeão do Torneio Início 2016, vencendo o CR Flamengo por 4 x 0.

Nesta competição contamos com a novidade, em caráter experimental, da transmissão ao vivo pelo canal do YouTube FEFUMERJ Dadinho. Houve uma enorme aceitação entre os botonistas e também de familiares de atletas, que assistiram o torneio pela telona de casa. Com os avanços da tecnologia atingimos um novo patamar, podendo levar o futmesa para o lar de atletas, familiares, amigos, adeptos ao esporte e a pessoas que tem curiosidade em aprender a prática e até pessoas que nem conhecem o esporte. 

Viva ao Futmesa!!!

Parabéns à equipe do America FC (A) pelo título, conquistado com muita garra, muita raça, assim como as cores da camisa, muito sangue pulsando e vibrando nessa equipe maravilhosa. Parabéns a todas as equipes participantes e seus atletas que prestigiaram esse evento maravilhoso e os telespectadores que acompanharam a transmissão, torcendo pelo seu clube de coração ou até mesmo pelos amigos atletas que estavam jogando, vibrando junto com eles a cada gol realizado.

Agradecimentos ao Presidente do Clube dos 500 e ao Sr. Washington Freire, diretor do Departamento de Futmesa, que não deixaram a desejar em nada a organização, deixando a competição tão grandiosa e maravilhosa que foi e com o acolhimento aos clubes e seus representantes nota 1000.

Próximo evento dias 20 e 21 de fevereiro no salão nobre do Tijuca Tênis Clube, o grande Campeonato Brasileiro! Confiram!!!

DADINHO NELES!!!

Texto: Daniel Castro - Diretor de Comunicação FEFUMERJ Dadinho

Classificação Final