CARTA ABERTA DE ESCLARECIMENTO

Venho como vice-presidente modalidade 12 toques me manifestar perante a comunidade desportista do futebol de mesa, que na oportunidade fui responsável pela realização do torneio, e que infelizmente ficou marcado pelos fatos lamentáveis ocorridos durante a realização do IX Campeonato Brasileiro por Equipes, em partida válida pela final do campeonato entre Meninos Futebol Clube e Sociedade Esportiva Palmeiras.

Infelizmente os atletas Faccio e Lê ambos do clube Meninos tiveram atitudes antidesportivas, ofensivas e de ameaças ao botonista Jeferson do (Palmeiras), e o atleta Diney do (Palmeiras) teve atitude antidesportiva perante o atleta Daniel Couto do clube Ginastico.

Atitudes reprováveis e que merecem ser objeto de regular julgamento pela comissão disciplinar do torneio, procedimentos estes em andamento.

Infelizmente as ações foram presenciadas por dezenas de pessoas, causando uma repercussão negativa do torneio em âmbito nacional. Tais condutas não são justificáveis de nenhuma forma.

Se a história nos remete a existência de confusões, brigas e desentendimentos não punidos, estas experiências devem servir para o aprimoramento e conscientização dos desportistas no sentido de agirem de forma diversa e não para justificar suas ações danosas, agressões verbais e ameaças de agressões físicas.

Não podemos continuar ignorando os prejuízos causados ao esporte e aos próprios desportistas a cada vez que o interesse individual, o desejo desmedido de vencer se faz presente tentando se sobrepor ao desporto.

Assim, vamos exercer todos os recursos para punir os envolvidos, visando principalmente a manutenção da ordem, do respeito e da amizade, valores integrados em nossa modalidade há mais de 50 anos.

Importante frisar que as equipes da Sociedade Esportiva Palmeiras e Meninos Futebol Clube desempenham relevante trabalho em seu estado promovendo o esporte continuadamente, não se podendo confundir e generalizar a atitude individual de seus atletas, ainda que estivessem numa partida por equipes.

Enfim, peço desculpas a todos que estavam no local, atletas e suas famílias, aos botonistas de todo o Brasil e ao Clube Curitibano que gentilmente nos ofereceu suas dependências para a realização do torneio. Tomaremos todas as medidas disciplinares e providências cabíveis.

__________________________________

Ernandes Roberto Felicio Junior CBFM - VP 12 TOQUES